Servidores participam de Curso de Sustentabilidade na Administração Pública

Servidores participam de Curso de Sustentabilidade

na Administração Pública

Curso acontece no auditório da Secretaria Municipal de Educação no bairro Niterói, em Volta Redonda

 

Iniciou na manhã desta segunda-feira, dia 27, e vai até o final da tarde de amanhã, terça-feira, dia 28, o Curso de Sustentabilidade na Administração Pública, realizado por uma empresa ligada ao Ministério do Meio Ambiente em parceria com a ONU (Organização das Nações Unidas), que defende o uso racional dos recursos naturais e de bens públicos. A palestra está sendo ministrada pela consultora da empresa, Patricia Barbosa Fazano, que visa o consumo de energia, no ar condicionado e nas edificações públicas.

 

O secretário de Meio Ambiente, Mauricio Ruiz, destacou a capacitação: “Esta é uma agenda ambiental da administração pública que faz com que o poder público seja o motor do desenvolvimento sustentável, dando um exemplo para a sociedade e incentivando os produtos ecologicamente sustentáveis e os prestadores de serviços que respeitam a natureza”, afirmou Mauricio.

 

O prefeito Samuca Silva disse que “o incentivo aos produtores visa ampliar cada vez mais o mercado, o consumo de produtos de qualidade”.

 

Cerca de 110 pessoas estão acompanhando o curso, no auditório da Secretaria de Educação, no bairro Niterói, sendo a maioria servidores dos órgãos públicos de Volta Redonda, dos municípios da região e de várias cidades paulistas. A capacitação encerra amanhã, terça-feira, com a entrega dos certificados de participação. A Abertura contou com a presença dos secretários municipais de Educação, Rita de Andrade, e do Meio Ambiente, Mauricio Ruiz, responsável pelo curso que promove a capacitação no serviço público.

 

Vários vídeos sobre uma visão de arquitetura ambiental para edifícios públicos que estão começando a ser construídos no país, que aproveitam melhor a iluminação natural, o uso de energia solar, e a envoltória (fachada e entorno do prédio) foram mostrados, mas ainda é uma meta a ser alcançada para reduzir o consumo de energia e Iluminação.

 

Ela citou a Lei das Licitações que pede compras sustentáveis na administração contra desperdícios, a Lei Federal Energética 10.295/2001 que orienta as ações e define os padrões de eficiência energética para as edificações públicas, avaliando  sistema de iluminação, sistema de ar condicionado e envoltória para a redução de consumo. Abordou ainda a emissão do selo Procel que mede os níveis de consumos dos produtos, certificados pelo INMETRO (Instituto de Metrologia e Tecnologia), afirmou que novas edificações podem alcançar eficiência energética reduzindo o consumo de 30% na fachada e entorno do prédio(envoltória), 30% na iluminação, 40% no ar condicionado.    

 

“A maior parte das edificações não foram projetadas com a proposta de eficiência energética. O comportamento dos usuários em geral é do desperdício. Mas existem oportunidades significativas para a redução de custos e consumo de energia a partir de mudanças estruturais e mudanças de comportamento daqueles que utilizam o prédio”, comparou Patrícia Fazano.

 

Participantes aprovaram a capacitação: “O curso é muito esclarecedor pela clareza e riqueza das informações”, disse Juarez de Magalhães, assessor do departamento de informação, inovação e qualidade da Secretaria de Saúde. A diretora do IFRJ, Campus Resende, Silvia Trajano, avaliou: “São informações necessárias para atualização dos conhecimentos dos gestores públicos, sobre o desenvolvimento sustentável, avançando na conscientização de quem tem responsabilidade social quanto aos gastos públicos. Super importante também para a sociedade civil”, enfatizou Silvia.

 

A diretora de projetos do IPPU(Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano), Laura Jane Lopes Barbosa, comentou: “Muito bom, excelente para melhorar a gestão pública e evitar o desperdício no consumo. Temos que multiplicar estes ensinamentos para as pessoas aderir”, concluiu.

 

Por Afonso Gonçalves com fotos de Evandro Freitas

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444