Escola Lions Club comemora Dia do Folclore

Escola Lions Club comemora Dia do Folclore  

Ação envolveu mais de 140 alunos no bairro Nova Primavera  

 

A Escola Municipal Lions Club, no bairro nova Primavera, em Volta Redonda, realizou nesta quarta-feira, dia 22, uma ação para comemorar o Dia do Folclore. A atividade envolveu os mais de 140 alunos da pré-escola até o 5º ano. As tradições e manifestações populares foram lembradas pelos alunos, través de canções, danças, cantigas de roda e poemas declamados.

 

De acordo com a diretora da escola, Elizabeth Rezende, o evento também contou com a participação dos pais. “A atividade como intenção a participação de todos e principalmente dos pais e responsáveis. Os alunos levaram para casa como pesquisar o folclore nacional. Logo os pais também se interessaram a se envolver nessa construção”disse a diretora.  

 

As lendas, mitos, provérbios, danças e costumes também foram interpretados. Festas populares como Carnaval, Festas Juninas, Cavalhadas e a Festa do Divino foram lembrados pelas apresentações das sete turmas da escola. 

 

Para Gabriela Torres, que foi prestigiar sua sobrinha, as atividades resgataram um pouco da sua infância. “Quando comecei a ver as apresentações fui voltando no tempo. Lembro de também ter feito esse tipo de apresentação cultural quando estudava. Acho importante a família e a escola estarem alinhados com essas manifestações culturais. Tudo que os alunos apresentaram faz parte da nossa história”, contou.  

 

A secretária municipal de Educação, Rita Andrade, falou da importância de se trabalhar a cultura popular. “Nós, como educadores, temos a responsabilidade de valorizar e divulgar a cultura popular brasileira, resgatando costumes, mitos, lendas e tradições que enriquecem e colaboram para a nossa história e a identidade do nosso povo”, declarou. 

 

O folclore nacional é rico em música e dança, sendo valorizado internacionalmente. Frevo, Samba, Fandango, Xaxado, Xote, Maracatu, Pau-de-fita e quadrilha são ritmos conhecidos em todo o mundo. Cantigas de roda como Atirei o Pau no Gato, Escravos de Jó, Ciranda-cirandinha, O Cravo e a Rosa e Sapo Cururu são cantadas por gerações.  

 

O prefeito Samuca Silva, enfatizou a valorização do folclore e de se manter viva as manifestações culturais.  “Esses costumes são passados de geração em geração. Precisamos manter sempre essas vivências nos alunos. A escola tem um importante papel em manter viva essas manifestações populares, pois envolve toda uma comunidade”, contou. 

 

Por Maria Clara Sales com foto Evandro Freitas – SecomVR 

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444