Secretaria de Saúde realiza seminário sobre os benefícios da amamentação
- Detalhes
- Publicado em Domingo, 19 Agosto 2018 12:22
Secretaria de Saúde realiza seminário sobre os benefícios da amamentação
Evento acontece no Agosto Dourado, considerado o mês do aleitamento materno, no auditório da UGB no bairro Aterrado
A Secretaria Municipal de Saúde realizou nesta quinta-feira, dia 16, um Seminário de Amamentação, com a presença de profissionais de saúde, estudantes universitários e convidados de outras cidades. O encontro aconteceu no auditório professor Sylvio Jorge de Oliveira Shad da UGB (Centro Universitário Geraldo Di Biase), campus Aterrado. As palestras foram feitas por Maria da Conceição Monteiro Salomão, do Grupo Técnico Interistitucional de Aleitamento Materno do Estado e Tatiana Campos, responsável pelo Banco de Leite Humano, do Hospital São João Batista.
O secretário municipal de Saúde, Alfredo Peixoto comentou a realização do evento: “A amamentação da criança no peito, exclusiva, nos primeiros 6 meses de vida garantem a saúde da criança, um crescimento saudável, porque o leite materno é tudo que ela precisa como alimento e para uma proteção contra doenças. Amamentar é a base da vida e nós incentivamos esse ato de amor pelas mães”, diz Alfredo Peixoto.
O coral de 32 da Secretaria Municipal de Cultura, com o maestro José de Arimatéa, abriu o seminário com três músicas ligadas ao tema. Durante o evento, um grupo de teatro da Unidade Básica de Saúde do bairro Mariana Torres fez uma rápida apresentação onde o aleitamento materno, para o desenvolvimento físico e intelectual da criança, foi o tema.
Conceição Salomão na sua palestra destacou que o bebê tem no leite materno o melhor alimento do mundo, fornecendo tudo que o bebê precisa para o seu desenvolvimento futuro. Destacou que as futuras mamães tem que ter durante os 270 dias da concepção até o nascimento, um acompanhamento pré natal e alimentação adequada, para o filho e a mãe, com atividades, para a criança nascer bem e ter um bom começo de vida pós parto. “A amamentação na primeira hora reduz em 22% a mortalidade infantil e 16% se a criança for amamentada no primeiro dia, e evitam 7.800 mortes de crianças por ano se amamentadas corretamente”, comparou.
Volta Redonda conta com 12 unidades amigas da amamentação, o Banco de Leite Humano que atualmente conta com 60 doadoras ativas, e o Hospital São João Batista que este ano foi referenciado novamente com o título de Hospital Amigo da Criança. A responsável pelo Banco de Leite Humano, enfermeira Tatiana Campos, apresentou slides mostrando o funcionamento do BLH que chegou a ter 130 doadoras, lembrou que a prioridade do leite é para crianças prematuras, que estão na UI (Unidade Intensiva), UTI Neonatal e maternidade do HSJB.
A estudante de nutrição da Liga Acadêmica de Segurança Alimentar, Júlia Santos, 22 anos, contou que amamentou até os 9 meses, o filho Miguel de 1 ano e 8 meses, quando a criança desistiu do peito. Segundo ela, o seminário é uma oportunidade imperdível. “Estou participando junto com os amigos da Liga Acadêmica de Nutrição. Essa é uma oportunidade maravilhosa. Estamos recebendo muita informação importante”, destacou.
Afonso Gonçalves/ Fotos de Evandro Freitas
Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444