Curso de Cuidador Familiar de Idosos começa com introdução aos cuidados na terceira idade
- Detalhes
- Publicado em Terça, 14 Agosto 2018 17:51
Curso de Cuidador Familiar de Idosos começa
com introdução aos cuidados na terceira idade
Curso organizado pela Secretaria de Saúde de Volta Redonda é voltado para Agentes Comunitários de Saúde, cuidadores das Residências Terapêuticas e comunidade
A qualificação profissional e o aprimoramento de técnicas para cuidar de familiares eram objetivos comuns aos 60 alunos do curso de Cuidador Familiar de Idosos, que teve a aula inaugural na tarde desta terça-feira, dia 14, no campus do UniFOA (Centro Universitário de Volta Redonda) no Aterrado. A capacitação é voltada para os Agentes Comunitários de Saúde, que atuam nas unidades que do Programa de Saúde da Família; para funcionários das Residências Terapêuticas, que atendem pacientes da Saúde Mental; e pessoas da comunidade.
O Agente Comunitário de Saúde (ACS), Afonso Azeredo, que atua na Unidade de Saúde Básica da Família (UBSF) do Siderópolis há dois anos acredita que a capacitação vai facilitar o dia a dia em seu trabalho. Atuo no Siderópolis e Casa de Pedra, bairros com muitos moradores idosos. Esse curso vai me ajudar a cuidar melhor dos idosos que visito e também passar orientações corretas para os seus cuidadores, acredita.
Já Joana DArc Patrício de Souza, moradora do bairro Limoeiro, procurou a qualificação para cuidar melhor dos pais. Eles ainda não precisam de cuidados específicos, por enquanto ajudo com as novas tecnologias. Mas sou a filha caçula, a única solteira, moro com eles e quero me preparar, disse.
As aulas, teóricas e práticas, dão mais segurança e respaldo ao cuidador familiar. O objetivo é melhorar a qualidade de vida do idoso que é cuidado por parentes, em casa. Porém, sabemos da importância de capacitar também nossos funcionários que atuam com pacientes idosos que necessitam de ajuda temporária ou permanente para o desenvolvimento de suas atividades diárias, disse o secretário municipal de Saúde, Alfredo Peixoto.
A aula inaugural, ministrada pelo psicólogo Vitor dos Santos Freitas, que atua no O Centro-Dia de Atendimento à Pessoa Idosa com Alzheimer e Familiares, foi uma introdução aos cuidados na terceira idade. O objetivo é que as pessoas aprendam técnicas de cuidados com o idoso e com eles mesmos, pois é comum o cuidador adoecer. Para qualificar o cuidado e diminuir o estresse de quem cuida, damos orientações práticas como a transferência do leito de maneira correto, manter a alimentação saudável e outras, exemplificou.
O chefe de Gabinete da Secretaria de Saúde de Volta Redonda, Júlio Dalboni, participou da abertura do curso. Desejo que todos aproveitem a oportunidade e que o aprendizado aqui se reverta na melhoria da qualidade de vida dos idosos do nosso município, disse, lembrando que em alguns anos seremos nós os idosos precisando de cuidados.
A Gerente da Divisão de Área Técnica e Educação em Saúde, Marciléa Dias de Sá Paiva Lima, explica que a qualificação é voltada para o cuidador familiar, não tem intenção de formar profissionais. O objetivo é melhorar a qualidade do tratamento do idoso, além de preparar e amparar a pessoa que cuida e a família, falou.
O curso vai até dezembro. A parte teórica será as terças e quintas-feiras, das 13h30 às 17h30, no UniFOA, campus Aterrado. E as vivências práticas serão realizadas no Centro-Dia de Atendimento à Pessoa Idosa com Alzheimer e Familiares, no Jardim Paraíba; Centro Dia de Atendimento à Pessoa Idosa, no bairro Nossa Senhora das Graças; na Instituição de Longa Permanência de Idosos (ILPI), no Dom Bosco.
Por Renata Borges com fotos de Evandro Freitas
Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444