Volta Redonda comemora 64 anos

Volta Redonda comemora 64 anos 

Cerimônia oficial pelo aniversário, na manhã desta terça-feira, 17 de julho, teve graffiti, hip hop, roda de rima, coral infantil, cápsula do tempo e homenagens

 

O prefeito Samuca Silva, convidou a população a pensar na Volta Redonda que queremos e provocou reflexão ao questionar o que cada um está fazendo para alcançar esse objetivo.

 

“Como gestor público sou  o responsável por implantar melhorias, mas todos devem dar exemplos e acreditar na mudança. Pois ela chegou em Volta Redonda”, afirmou o prefeito.

 

Ele lembrou que em 18 meses investiu na saúde e citou a implantação do Hospital do Idoso, a aquisição do Hospital Santa Margarida, que começa a funcionar em dezembro deste ano, a abertura da Clínica de Diálise, do COC (Clínica Odontológica Concentrada) do Santa Cruz, da Unidade Descentralizada de Fisioterapia do Água Limpa, da Unidade Básica de Saúde da Família do Padre Josimo e ainda anunciou a inauguração das unidades do Água Limpa e São Sebastião.

 

Na educação destacou o número de crianças nas creches que foi triplicado em sua gestão, chegando a 4.600.

 

“Além de outros investimentos, é um desejo que até o final do ano todas as unidades escolares do município tenham acesso à Internet”, falou, afirmando ainda que a geração de empregos, com a atração de novas empresas também é uma prioridade do governo municipal.

 

“Toda a população tem o direito de cobrar atendimento digno de todos os serviços oferecidos pelo município. O respeito a opinião da população é uma característica da nossa gestão”, concluiu o prefeito.

 

As palavras do prefeito Samuca Silva encerraram a cerimônia e puxaram o “Parabéns para Você” e o corte do bolo de vinte metros, confeccionado pela equipe da Fundação Beatriz Gama.

 

Já com pedaço de bolo na mão, Wilson de Paula, morador do Retiro, aprovou as atrações da festa. “Teve música de qualidade, atrações variadas. Foi como se fosse a minha festa, pois também comemoro 64 anos em 2018”, disse.

 

Samuca assistiu todas as atrações ao lado da primeira Dama, Odiliane Bartolini; do vice-prefeito Maicon Abrantes e a esposa Thaís Salim; do secretário municipal de Infraestrutura, Toninho Orestes, que representou os secretários de governo; do vereador Fernando Martins, que representou o poder legislativo; e do estudante Gustavo Saúde, da Escola Municipal Miguel Couto, também convidado para o hasteamento das bandeiras.

 

A festa começou com show da Banda e Coral Municipal, que interpretaram grandes sucessos da MPB e apresentação dos artistas plásticos que confeccionaram obras de arte, ao vivo.

 

“Fomos convidados a mostrar o graffiti, a nossa arte para toda população. Agradecemos pelo espaço e pela valorização”, disse Luiz Henrique Oliveira, o Rick Fire.

 

O agradecimento se repetiu nas palavras de João Vitor, o Saga, que apresentou o ritmo Hip Hop durante a Roda de Rima. “O hip hop é um movimento presente na cultura de Volta Redonda e agora está sendo valorizado”, disse.

 

Os 50 anos da FBG (Fundação Beatriz Gama), que coincide com o aniversário da cidade também foi lembrado. Para representar parte do trabalho social, educacional e de assistência desempenhado pela instituição, houve apresentação do Coral FBG, formado por crianças e adolescentes.

 

E para incentivar os jovens que participaram da festa, foram feitas homenagens a oito pessoas que enalteceram o nome de Volta Redonda sendo destaques em suas atividades. Entre elas o tenente Francisco Leal, veterano da 2ª Guerra Mundial, que todo ano abre o Desfile de 7 de Setembro na cidade. Acompanhado da filha, ele não conseguia esconder a felicidade. “É uma honra ser lembrado e fazer parte da história dessa cidade”, disse.

 

Rejane Maria Campos, que esteve na Seleção Brasileira de Vôlei e foi penta campeã sul americana pelo pelo Fluminense, também foi homenageada. “Atuei na educação dessa cidade por trinta anos e tenho orgulho de ter colaborado na formação de muitos jovens”, disse, agradecendo a lembrança de seu nome como representando do esporte em Volta Redonda.

 

CÁPSULA DO TEMPO – Um dos pontos altos da festa foi o momento de lacrar a Cápsula do Tempo, que será aberta ao meio-dia do dia 17 de julho de 2038. O compartimento que armazena a cápsula foi construído na frente do Palácio 17 de Julho, sede do executivo municipal. Entre as informações guardadas para gerações futuras estão mensagens de alunos de escolas municipais; os jornais do dia 17de julho; um pendrive com fotos que retratam Volta Redonda hoje, o filme que anuncia as atrações da festa de 64 anos; além de uma flâmula do município.

 

O estudante do 6º ano do Colégio Profª Delce Horta Delgado, Gabriel Rodrigues, de 14 anos, que conduziu a Bandeira Nacional, à frente do pelotão das bandeiras dos estados brasileiros e de Volta Redonda, já está ansioso pela abertura da cápsula.

 

“Penso que tudo estará diferente. Na época estarei com 34 anos. Vai ser legal ver as notícias antigas e lembrar que participei dessa festa”, disse.

 

A festa continuou na Vila Santa Cecília na tarde de terça-feira, dia 17, com diversas manifestações artísticas que ocuparam a Praça Rotary, embaixo do Memorial Getúlio Vargas; o Memorial Zumbi; o Cine 9 de Abril; e a Praça Brasil. Apresentações de diversos estilos musicais; presença do caminhão da Brinquedolândia; e Exposição de Carros Antigos como Fuscas, Ômegas, Chevettes e Opallas fizeram parte das comemorações pelos 64 anos de Volta Redonda.

 

Renata Borges com fotos de Gabriel Borges / Secom-VR

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444