Escola Municipal forma turma do Proerd

Escola Municipal forma turma do Proerd

Programa de resistência às drogas da Polícia Militar entregou certificado para 210 alunos neste sábado

 

Alunos do 5º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Maria José Campos Costa participaram na manhã deste sábado, dia 14, da formatura do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas) da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro. A cerimônia, no Ginásio Poliesportivo do Santo Agostinho, reuniu os 210 alunos do programa, pais e professores.

 

De acordo com o 2º sargento da PM, Gladston Pereira Lima, o Proerd é realizado durante seis meses dentro da escola. As crianças recebem o material e há uma didática preparada pela coordenação do programa, no Rio de Janeiro, que deve ser seguida.

 

“O Proerd tem 25 anos e já formou 1,4 milhão de alunos. A ideia é afastar o jovem das drogas, ilícitas ou lícitas, e torna-lo multiplicador dessa atitude”, disse o sargento. Ele explicou ainda que o programa é voltado para o 5º ano por avaliação de psicólogos e pedagogos, por conta da faixa etária dos alunos, em torno dos 10 anos. “É nessa idade que eles começam a despertar novos conhecimentos e ir para escola sozinhos”.

 

Uma aluna de 10 anos, teve a redação como trabalho final do programa selecionada para ser lida ao público. “Ficar longe das drogas e do álcool e incentivar as pessoas a fazerem o mesmo, além de lições como não praticar o bulling foram temas do texto, que encerra com o ensinamento: boas escolhas fazem um bom cidadão”.

 

A mãe dela, Tatiana Cristina Bosco de Paula, ficou orgulhosa pelas palavras da filha e espera que o Proerd tenha plantado uma semente do bem na menina. “Vamos acompanhar de perto para ver se ela assimilou de verdade esses ensinamentos”, falou.

 

A diretora da escola, Tânia Mara Silva Ferreira, parabeniza a iniciativa da Polícia Militar e acredita no resultado do programa. “Tenho duas filhas que participaram do Proerd, uma com 19 e outra com 14 hoje, e que não esquecem as lições do programa”, afirmou.

 

A secretária de Educação de Volta Redonda afirma que as portas das escolas do município estarão sempre abertas para o programa. “Mais do que ensinar disciplinas, temos que preparar nossos alunos para o dia a dia.A atual gestão incentiva as parceiras que beneficiam a sociedade”, comenta.

 

O coordenador municipal de Prevenção às Drogas de Volta Redonda, Ricardo Vinícius da Cunha, disse que “o uso de álcool e outras drogas são grandes problemas na nossa sociedade, principalmente para os jovens em idade escolar. Precisamos juntos fortalecer os fatores de proteção e diminuir os fatores de risco.Por orientação do Prefeito Samuca a CMPD tem feito estas parcerias nas escolas, junto com a SME, FEVRE, SMEL, SMS, GM, SMAC e este grande trabalho desenvolvido pela Polícia Militar através do PROERD, que visa esta proteção as nossas crianças e jovens, para que possam fazer escolhas mais conscientes”. Disse Ricardo

 

Para o prefeito Samuca Silva, o Proerd é mais do que um programa de prevenção ao uso de drogas. “Eles formam cidadãos. Tanto que no juramento de formatura do Proerd, os alunos se comprometem a pensar e medir as consequências dos seus atos antes de tomarem qualquer decisão, pois essa atitude os manterá longe das drogas e da violência. Essa é uma lição para a vida”, afirmou o prefeito.

 

Por Renata Borges com fotos de Geraldo Gonçalves – Secom/VR

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444