Caminhada no Siderlândia reforça o combate ao trabalho infantil
- Detalhes
- Publicado em Quinta, 28 Junho 2018 18:22
Caminhada no Siderlândia reforça o combate ao trabalho infantil
Profissionais das secretarias municipais, Conselho de Defesa dos Direitos da Crianças e Adolescentes e moradores foram às ruas do bairro protestar
Na manhã desta quarta-feira, dia 27, mães, profissionais das secretarias municipais de Ação Comunitária, Saúde, Esporte e Lazer, Coordenadoria Municipal da Juventude, Fundação Beatriz Gama, Centro POP, Abrigo municipal, e moradores do bairro Siderlândia, fizeram uma caminhada pela principal avenida do bairro, até a Rua 10, em frente ao Centro de Referência e Assistência Social (Cras) do Siderlândia para chamar a atenção de todos contra o trabalho infantil de crianças, carregando cartazes contra a exploração de menores.
O vice prefeito Maycon Abrantes, presente à caminhada, comentou o ato público na via: “É importante denunciar a exploração da mão de obra infantil e buscar essa conscientização da sociedade, porque o local de criança é dentro das escolas, brincando e estudando. Em Volta Redonda, o governo do prefeito Samuca prioriza o combate a qualquer tipo de violência contra as crianças”, frisou.
A diretora do Departamento de Proteção Especial da Smac, Larissa Fagundes, afirmou que o dia 12 de Junho é o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, e que várias atividades foram realizadas nos Cras, Unidades de Saúde e escolas do município.
“Durante todo o mês de junho fizemos diferentes atividades com crianças e adolescentes para marcar a data, ampliar a conscientização nas comunidades contra o trabalho infantil. E conseguimos um bom retorno dessas crianças envolvidas no projeto de conscientização. No ano que vem queremos ampliar o trabalho junto às escolas“, explicou Larissa.
A presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente, Adriana de Paula Amorim Resende, reforça a proibição na legislação brasileira contra o trabalho infantil:
“Com exceção do menor aprendiz com menos de 18 anos, a CLT e o Estatuto da Criança e Adolescente estabelecem as condições que o trabalho é permitido no primeiro emprego. Mas é nosso dever combater trabalhos forçados, a servidão por dívidas, a exploração sexual, a pornografia, o recrutamento militar para conflitos armados e todos os tipos de trabalho que podem oferecer riscos físicos e a saúde de crianças e adolescentes. A criança não trabalho, ela dá trabalho e temos que cuidar delas, protegendo-as”, frisou.
A mãe Andressa Nunes Nogueira, com o filho Mateus Nogueira de 2 anos elogiou a ação: “Todos tem que abraçar a causa no combate a exploração infantil”, disse. O morador José Gomes, 68 anos, concluiu: “Criança não pode trabalhar, tem que brincar e estudar para ter um futuro melhor”, comparou.
As atividades envolveram roda de conversa, vídeos, distribuição de tirinhas abordando o tema, contando com a participação dos CREAS (Centros de Referência Especial de Assistência Social), Unidades Básica de Saúde da Família do Siderlândia e Jardim Belmonte, Cras Santa Cruz, escolas municipais (Barquinho de Papel e E. M. Wandyr de Carvalho, João Paulo I), Kartodromo de Volta Redonda, os serviços de convivência dos Cras, entre outros. Depois da caminhada, o grupo de idosos da melhor idade participaram de exercícios em frente ao Centro Integrado de Saúde Vereador José Domingos de Macedo, na Rua 10.
A coordenadora do Cras Siderlândia, Viviane Piller, destacou que durante todo o mês foram feitas as ações que lembram o dia 12 de junho para o combate ao trabalho infantil. Ela citou ainda a inclusão social feita pelo Kartodromo, que recebeu, gratuitamente, 100 crianças da comunidade no projeto Piloto Cidadão.
A psicóloga do Centro de Referência do bairro, Eliete Barbosa, disse que o êxito foi alcançado com a caminhada: “O importante é alertar, chamar a atenção das pessoas para que isto não aconteça, o trabalho infantil. A caminhada é uma ferramenta de conscientização da sociedade”, comparou.
Texto de Afonso Gonçalves com fotos de Geraldo Henrique
Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444