
Prefeitura retira moradores de ruas que viviam em situação desumana
- Detalhes
- Publicado em Domingo, 24 Junho 2018 17:49

Prefeitura retira moradores de ruas que viviam em situação desumana
Pessoas em situação de rua foram orientados a procurar programas de ação social da prefeitura de Volta Redonda
Uma força tarefa, formada pela Guarda Municipal, Smac (Secretaria Municipal de Ação Comunitária) e a secretaria municipal de Infraestrutura (SMI), fez uma operação para a retirada de pessoas em situação de rua que estavam morando embaixo da Ponte dom Waldyr Calheiros, que liga os bairros Aterrado e o Aero Clube. A ação aconteceu na manhã desta domingo, dia 24.
Os moradores de rua foram orientados a procurar os programas oferecidos pela Smac de Volta Redonda como Abrigo Municipal e o Centro Pop. São projetos que atendem pessoas em situação de rua, dando todo o suporte necessário, segundo informou o secretário municipal de Ação Comunitária, Marcus Vinícius Convençal.
“Não houve resistência, até porque foi feito um trabalho durante a semana, com a equipe da assistência social, para conscientiza-los da necessidade de sair do local até mesmo para preservar a saúde deles”, disse o secretário.
A equipe da SMI retirou os entulhos do local e fez uma limpeza com jato de água. Na próxima semana, segundo informou o secretário Toninho Orestes, um muro começará a ser construído no local para evitar que novos moradores de rua utilizem o local.
“A obra será em comum acordo com os moradores das casas da avenida Sete de Setembro (Aterrado) para não atrapalhar o dia a dia deles”, disse Toninho Orestes.
Quem comemorou a ação da prefeitura de Volta Redonda foi o casal Abigail, 65 anos, e Antônio Cunha, de 68 anos, moradores da avenida.
“Moro aqui há 26 anos e sempre teve esse problema. Eram vizinhos incômodos. Havia brigas de madrugadas entre eles, uso de bebidas alcoólicos, barulhos, além constrangerem quem passam pelo local. Havia a falta de higiene pessoal, que prejudica a eles mesmo”, disse a senhora, citando a ação da igreja que fornecia alimentos às pessoas em situação de rua. “Não recrimino a ação das igrejas, até porque elas fazem com boa vontade, mas chegou num momento em que estavam atrapalhando mais do que ajudando”, contou Abigail, que gravou um vídeo para as redes sociais agradecendo a ação da prefeitura de Volta Redonda.
Por André Aquino, com foto Gabriel Borges
Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444