Conselheiros Tutelares de Volta Redonda são capacitados

Conselheiros Tutelares de Volta Redonda são capacitados

Sistema SIPIA vai gerar um banco informatizado de dados para contribuir e mapear o atendimento realizado com crianças e adolescentes

 

Os conselheiros tutelares de Volta Redonda receberam mais uma capacitação sobre o SIPIA (Sistema de Informação para a Infância e Adolescência). O sistema informatizado é uma iniciativa do governo federal, direcionado para todos os estados do Brasil. No Rio de Janeiro, Volta Redonda será a primeira a implantar o sistema, que vinha sendo utilizado como teste, desde o mês de abril. A previsão para a próxima semana é que todos os conselheiros tutelares já comecem a utilizar o sistema.    

 

O treinamento foi realizado em conjunto entre as secretarias GEGOV (Gabinete de Estratégia Governamental) e SEPLAG (Secretaria de Planejamento, Transparência e Modernização da Gestão), além do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) com apoio da FIA-RJ (Fundação para a Infância e Adolescência do Rio de Janeiro).

 

“O sistema vai permitir que todos os conselhos tutelares trabalhem de forma integrada. Cada conselheiro terá uma senha personalizada e isso vai facilitar que um conselheiro aqui de Volta Redonda ou de Resende, por exemplo, acessem informações sobre crianças e adolescentes de todas regiões”, explicou Rodinei Oliveira, coordenador estadual do SIPIA. 

 

“Hoje nós realizamos em média 10 atendimentos por dia. Com esse sistema vamos garantir a segurança das informações e também será possível traçar um diagnóstico de cada região, por exemplo, onde há mais freqüência de violência contra criança e que tipo de violência”, comentou o conselheiro tutelar José Roberto Eduardo.

 

Samuca Silva, prefeito de Volta Redonda falou da importância do sistema. 

“É importante que todos os conselheiros tenham condições de executar seu papel. Essa é uma missão importante e merece todo o apoio do nosso governo. Espero que o SIPIA venha para facilitar e agilizar ainda mais o trabalho”, destacou o prefeito.

 

 

Volta Redonda dispõe de dois Conselhos Tutelares

 

O número da população de cada cidade define quantos conselhos cada município deve ter e, atualmente, Volta Redonda dispõe de dois conselhos tutelares, com um total de 10 conselheiros. Profissionais capacitados e que preservam o sigilo das informações trabalham em turnos de 24h. Eles estão preparados para receber denúncias de maus tratos, violência ou abusos às crianças e adolescentes. 

 

 

 

Conselho Tutelar I

Rua 535, nº 540, Jardim Paraíba, Volta Redonda

Telefones: 08000-250485 ou (24) 3339-9610

 

 

Conselho Tutelar II

Avenida Antônio de Almeida, nº 46, Retiro, Volta Redonda

Telefones: (24) 3339-9261, (24) 99938-1589, (24) 99963-0010

 

Por Simone Freitas, com fotos de Geraldo Gonçalves 

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444