Servidores de Volta Redonda são capacitados pelo Tribunal de Contas do Estado

Servidores de Volta Redonda são capacitados pelo Tribunal de Contas do Estado

Curso recebeu 138 inscrições de Volta Redonda e de cidades da região

A prefeitura de Volta Redonda através da Escola de Gestão do Governo municipal, em parceria com a escola de contas do Tribunal de Contas do Estado (TCE), realizou nesta sexta-feira, dia 8, no teatro da FEVRE (Fundação Educacional de Volta Redonda), anexo ao Colégio Getúlio Vargas, uma capacitação de funcionários com o curso ‘As Novas Deliberações e a Prestação de Contas da Gestão Pública no Âmbito Municipal’. Ao todo, 138 pessoas de Volta Redonda e de cidades vizinhas como Rio das Flores, Barra Mansa, Itatiaia, Itaguaí, Valença, Quatis, Resende, Porto Real, Rio Claro, Pinheiral, Parati e Pinheiral foram capacitadas.

 O curso foi ministrado pelo técnico e professor Davi Bezerra de Lima do TCE, que abordou a nova legislação de controle e tomada de contas, a Deliberação 279/2017 do TCE-RJ, que substituiu no ano passado a legislação antiga de 1991.

 “A escola criada pelo prefeito Samuca Silva já ofereceu alguns cursos durante este ano e outros já estão com as inscrições abertas. Além de capacitar e valorizar os servidores do município, esses cursos de capacitação têm um impacto direto no funcionamento da prefeitura, com a melhoria dos procedimentos internos, indo de encontro ao plano de governo visando à melhoria da gestão do município”, disse o secretário municipal de Planejamento, Transparência e Modernidade da Gestão, Enock Henrique de Azevedo.  

O prefeito Samuca Silva afirmou que a finalidade é a melhoria da gestão pública com a valorização dos servidores: “A escola e os cursos que estão sendo oferecidos fazem parte de todo um planejamento proposto desde o primeiro dia do governo de valorizar os servidores municipais. Avançamos e seguiremos avançando junto com os servidores do município. Valorizar o servidor é valorizar o município”, comparou Samuca.

O Diretor de Patrimônio da prefeitura de Volta redonda, Sérgio Eugênio, aprovou a iniciativa.  “O curso é muito bom porque ele está nos atualizando na prestação de contas que antes era feita numa legislação superada e desatualizada, principalmente para o controle interno e serviços de almoxarifado e bens patrimoniais”, comentou o diretor Sérgio.

Celso de Aguiar Leal, gerente do Abastecimento da Secretaria Municipal de Saúde, elogia a capacitação em que participou: “Posso dizer que é excelente porque ensina a adequação às novas normas de trabalho para o almoxarifado e patrimônio”, reafirmou.

O professor Davi Bezerra abordou entre outros assuntos, a Lei Orgânica do Tribunal, a Lei Complementar Estadual 63/90 e a nova Deliberação 279/2017 do TCE que orienta os servidores que atuam no controle interno e tomadas de contas, a tomar decisões compartilhadas com o gestor público, de forma correta e para identificar e comunicar erros, formalmente, por escrito, aos órgãos de controle interno dos municípios.

 

Texto de Afonso Gonçalves com fotos de Evandro Freitas

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444