Prefeitura amplia discussão de políticas públicas contra homofobia
- Detalhes
- Publicado em Sexta, 25 Maio 2018 08:50
Prefeitura amplia discussão de políticas públicas contra homofobia
Encontro envolveu secretários municipais e representantes do Coletivo Volta Redonda Sem Homofobia
O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, conversou na tarde desta quinta-feira, dia 24, em seu gabinete, com secretários municipais e representantes do Coletivo Volta Redonda Sem Homofobia para ampliar as políticas públicas voltadas para o movimento LGBT. Além disso, adequar o atendimento do Centro de Cidadania LGBT em Volta Redonda às necessidades desse público.
Para Samuca, o governo municipal deve trabalhar em conjunto para atender a duas frentes. “A Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Idosos e Direitos Humanos fica responsável pelo desenvolvimento das políticas públicas contra homofobia e por manter o diálogo com as pastas de Ação Comunitária, Cultura, Educação e Saúde para criar uma rede de atendimento”, afirmou.
Ela acrescentou que a ação emergencial é garantir o atendimento à pessoa que sofre com a homofobia, a violência. “Temos que ter profissionais preparados em todas as secretarias para fazer esse acolhimento”, disse, acrescentando que a rede também tem condições de atender a pessoa que sofre de depressão por não aceitação da orientação sexual, seja por ela mesma ou pela família, e outros casos.
A demanda foi colocada pelos representantes do Coletivo Volta Redonda Sem Homofobia, Natã Teixeira e Uriel Shyneider, que o mais preocupante é o número de assassinatos e agressões por homofobia no Brasil. “Precisamos frear esse número e assistir às pessoas que passam pelo problema”, falou.
“Nós do Volta Redonda Sem Homofobia agradecemos a ampliação do diálogo com o poder público municipal, pois recebemos as demandas e poderemos buscar juntos a solução. Diariamente, atendemos jovens se mutilando ou expulsos de casa, por conta da orientação sexual e precisamos da infraestrutura da prefeitura para nos apoiar”, afirmou Natã.
Estava na reunião a secretária de Políticas para Mulheres, Idosos e Direitos Humanos, Dayse Pena, que se comprometeu a ampliar o diálogo com o movimento e designar um interlocutor na secretaria para ouvir as demandas do movimento LGBT. Além dos secretários do Gabinete de Estratégia Governamental, Fabiano Vieira, que articulou o encontro; de Ação Comunitária, Marcus Vinícius Convençal; de Educação, Rita Andrade; de Cultura, Aline Ribeiro; e de Comunicação, Adriano Lizarelli.
Por Renata Borges com fotos de Evandro Freitas – Secom/VR
Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444