Município lança programa voltado para turismo regional

Município lança programa voltado para turismo regional

Programa ‘Turismo em Volta’ possibilita aos visitantes acesso ao que Volta Redonda e as cidades do entorno têm de melhor

 

A prefeitura de Volta Redonda lançou na tarde desta terça-feira, dia 22, o programa e site ‘Turismo em Volta’ (www.turismoemvolta.com.br) no auditório da Biblioteca Municipal, na Vila Santa Cecília. O programa visa oferecer uma ferramenta para estimular o turismo regional, possibilitando aos visitantes acesso ao que Volta Redonda e as cidades vizinhas têm de melhor. Além disso, a ideia é integrar os serviços turísticos, criando novas oportunidades e facilitando o relacionamento entre as pessoas do setor.

 

De acordo com a subsecretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Thais Souza, esse projeto vai ajudar a mostrar a vocação turística de Volta Redonda como um pólo regional de turismo. “A localização geográfica, somada à história local, à oferta de serviços e ao potencial das regiões do entorno, acabam tornando nossa cidade em um pólo de turismo com grande um grande potencial”, explicou o secretário.

 

Para o prefeito Samuca Silva, as características presentes em Volta Redonda criam oportunidade para promover a atividade turística de forma inovadora, fortalecendo a economia, não só da cidade, mas de toda a região do entorno.

 

“Estamos próximos à região das Agulhas Negras; do interior de Minas Gerais; do litoral, além do Vale do Café. Nossa localização é privilegiada para realizar esse projeto e nós temos uma excelente estrutura para que os turistas sejam bem recebidos em nossa cidade. Sempre acreditei que Volta Redonda pudesse se beneficiar do turismo regional. Em breve nossa cidade vai receber turistas querendo conhecer toda a região. Quem ganha é todas as cidades com mais turistas procurando destinos em Volta Redonda. Na campanha apresentei a ideia e hoje apresento o programa, cumprindo mais um item do Plano de Governo”, contou  o prefeito de Volta Redonda, citando a Serra Gaucha como exemplo positivo de integração entre as cidades. 

 

O site vai permitir, entre outros serviços, que o visitante encontre um lugar a menos de duas horas de distância de Volta Redonda, de acordo com a experiência que gostaria de viver em seu passeio, seja conhecer a cultura, experimentar um prato diferente, relaxar ou praticar um esporte.  Além de poder se cadastrar no portal e dar dicas de viagens e passeios a outras pessoas.

 

Ocupação na rede hotelaria

 

Atualmente, a maior taxa de ocupação dos hotéis em Volta Redonda acontece nos dias úteis, enquanto nos finais de semanas cai o número de hóspedes. “Isso é reflexo, obviamente, do turismo de negócios que é bem característico do município. Sempre acreditei que Volta Redonda é o centro da região, com a melhor estrutura para receber os visitantes. Queremos, agora, investir no turismo de lazer. Isso é possível pela posição geográfica de Volta Redonda”, afirmou Samuca Silva.

 

Os visitantes passam o dia nas cidades vizinhas e retornam à Volta Redonda para dormirem, utilizando a rede hoteleira da cidade. Atualmente, segundo levantamento da secretaria municipal, Volta Redonda possui 1,5 mil leitos em 13 redes de hotéis.

 

Volta Redonda possui uma série de opções de lazer como o Parque Municipal Fazenda do Ingá, que possui 211 hectares de Mata Atlântica, e o Zoológico Municipal, além de um roteiro gastronômico e da vida noturna.

 

Por André Aquino e Ana Maria Mansur, com foto Gabriel Borges 

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444