STMU realiza treinamento com motoristas e cobradores

STMU realiza treinamento com motoristas e cobradores 

Ação faz parte da campanha “Maio Amarelo” e visa à conscientização no transporte de pessoas com deficiências ou idosas

 

Como parte das ações da campanha “Maio Amarelo”, a Prefeitura de Volta Redonda, por meio da STMU (Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana) convidou motoristas e cobradores para um treinamento chamado "Só quem sente, sabe". Eles participaram de uma simulação como se fossem pessoas com deficiência, idosas ou com mobilidade reduzida. O objetivo foi conscientizá-los sobre a importância do respeito e do bom atendimento no trânsito. O treinamento, que está ocorrendo na Ilha São João, também será realizado nesta quarta e quinta-feira (23 e 24 de maio).   

 

Durante o treinamento, motoristas e cobradores sentaram em cadeiras de rodas; utilizaram óculos especiais, que simulavam pessoas com deficiência visual; e usaram acessórios, que dificultavam a locomoção, simulando pessoas idosas com dificuldades para subir no ônibus.   

 

O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, destacou que ações em prol da segurança da população são sempre bem-vindas. “Iniciativas que envolvam a segurança das pessoas sempre terão meu apoio. E esta simulação com os motoristas e cobradores representa mais um passo importante, pois todos merecem o nosso respeito. Eu quero que as secretarias sugiram mais ações como esta, para que trabalhemos diariamente com foco na segurança e qualidade de vida da população”, enfatizou o prefeito Samuca Silva.  

 

O secretário de Transporte e Mobilidade Urbana, Wellington Silva, disse que esse treinamento faz parte de uma série de outros que serão realizados pelo STMU. “O espaço na Ilha São João será utilizado de forma continuada. A nossa intenção é realizar diversas ações que sensibilizem e tornem uma prática constante o respeito no trânsito. Tanto motoristas, quanto pedestres, devem ser conscientizados. Espero que todos que participaram realmente sintam o que esse público especial sente ao necessitar de um ônibus”, frisou Wellington Silva.

 

Thiago Lopes da Silva é cadeirante e é coordenador de educação no trânsito, na STMU. “Esse treinamento é muito bom, pois só assim vamos levar todos a pensarem e sentir o que nós sentimos. Os profissionais que vieram participar desse treinamento se mostraram bem conscientes e isso é importante”, comentou Thiago.

 

Ao sentar pela primeira vez numa cadeira de rodas, a cobradora Adriane da Silva Dias, disse que todos deveriam passar por esse treinamento. “É muito ruim a gente depender de alguém para se locomover. Só estando aqui sentada numa cadeira de rodas e gente percebe quantas barreiras e limitações existem. Eu já vi de perto essa realidade, pois minha mãe foi cadeirante durante um tempo”, relatou a cobradora.

 

O motorista Vagner Herbert Souza Paulo, teve diversos acessórios fixados nas pernas, a fim de simular uma pessoa idosa. “É importante essa simulação sem dúvida. A gente realmente sente o que eles passam. Eu procuro sempre respeitar e esperar que todos se acomodem”, comentou o motorista.

 

“A sensação é de que estamos em outro mundo, misturada a sensação de impossibilidade. Eu achei válido o treinamento sim e acho que todos deveriam ter essa consciência”, comentou o cobrador Elísio Torres, que utilizou um óculos especial, que simulava a deficiência visual.

 

Por Simone Freitas, com fotos de Gabriel Borges - SECOM/VR

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444