Feira Livre recebe exposição de bonsai

Feira Livre recebe exposição de bonsai

População pode conhecer miniaturas de árvores frutíferas, floríferas e arbustos no térreo do Memorial Getúlio Vargas, na Vila

 

O grupo União Bonsai apresentou cerca de dez espécies de árvores em miniatura na manhã deste domingo, dia 20, no térreo do Memorial Getúlio Vargas, na Vila Santa Cecília, em Volta Redonda. A exposição foi uma atração a mais para a população que lota a Feira Livre do bairro todo final de semana.

 

O público ficava encantada com as espécies frutíferas como jabuticabeira, pitangueira e figueira, e das floríferas, como o bougainville. Além dessas, estava uma raridade: a espécie caliandra, encontrada somente no nordeste brasileiro. As árvores, de vinte anos em média, medem cerca de 50 centímetros.

 

O casal Vera Miguel e Luiz Carlos Silva interrompeu as compras para admirar as plantas. “É um trabalho muito interessante, a gente nota que é preciso dedicação e técnica para conseguir esse resultado”, disse Vera.

 

Izabel Cristina Oliveira, que estava com a filha Luana e o neto João Gabriel, também se encantou com as miniaturas. “É muito bonito e curioso, além disso cabe em qualquer espaço. Mesmo que seja um apartamento pequeno”, constatou.

 

Rafael Mendes, um dos fundadores do União Bonsai em Volta Redonda, que é um braço do grupo carioca com o mesmo nome, conta que há três anos tinham três componentes, hoje são 25 pessoas. “Conquistamos adeptos fazendo exposição em praças como esta. Foi o que aproximou o bonsai das pessoas”, acredita.

 

Ele conta ainda que começou a se dedicar ao cultivo dos bonsai para amenizar a ansiedade. “Comecei com três árvores em casa, hoje tenho 46”, disse, acrescentando que o bonsai é uma obra de arte viva, em constante movimento.

 

Por Renata Borges com fotos de Evandro Freitas – Secom/VR

 

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444