Volta Redonda recebe Feira do Livro Infantil com preços populares

Volta Redonda recebe Feira do Livro Infantil com preços populares

Mais de 500 exemplares de literatura para crianças estão disponíveis até o dia 31 na Vila Santa Cecília, embaixo da biblioteca municipal

 

Quem passou nesta segunda-feira, dia 14, pela Praça Rotary, na Villa Santa Cecília, se deparou com barracas cheias de livros com preços convidativos. São diversos exemplares que fazem parte da Feira do Livro Infantil – evento realizado pela Associação Brasileira do Livro (Abralivro) e apoiado pela Secretaria de Cultura de Volta Redonda, que acontece até o dia 31 deste mês embaixo da Biblioteca Municipal Raul de Leoni. A advogada Ana Clara Mileipe, de 31 anos, é moradora da Vila e levou a filha Lara Mileipe, de 7, para conferir de perto as opções literárias.

 

“A gente gosta muito de ler, mas nunca fomos a uma feira de livro”, contou Lara. A mãe concordou e elogiou a realização do evento. “O preço está muito acessível, achei bem melhor. Comprei um livro para a Lara e outros dois para presentear. À tarde, volto para ver uns para mim”.

 

O livreiro Marcio Branquinho de Abreu, de 45 anos, conta que trabalha em feiras há mais de 30 e que a população sempre elogia esse tipo de evento.

 

“Aqui em Volta Redonda já é a segunda vez que participo de feira. O pessoal prefere porque o preço é mais acessível, além de termos também livros novos. Facilita também para quem está indo para o trabalho, por exemplo, passar aqui na praça e comprar um livro”, explicou Marcio.

 

O coordenador de Feiras e Eventos da Abralivro, Adeilson Jarbas Cabral, informou que a feira conta com mais de 500 títulos de livros infantis e 600 títulos adultos disponibilizados a preços promocionais.

 

“A associação faz isso há 60 anos e são livros a preços populares que dão mais acesso à cultura e educação”, contou Adeilson.

 

Alunos da rede municipal de educação de Volta Redonda também estão sendo beneficiados. Aqueles que fizerem visita guiada à biblioteca receberão gratuitamente exemplares de literatura infantil da feira. Serão disponibilizados 1.000 livros para os estudantes.

 

“O Brasil ainda apresenta um enorme déficit no que diz respeito à leitura e consumo de livros. Nosso papel é incentivar, fortalecer e democratizar todas iniciativas que promovam o livro, principalmente na infância”, explicou a secretária municipal de Cultura, Aline Ribeiro,

 

O prefeito Samuca Silva disse que parcerias como essa com a Abralivro são importantes para incentivar os jovens a ler e para fomentar a cultura.

 

“A feira permite mais acesso da população a livros novos. Além da feira, os moradores e visitantes de Volta Redonda têm à disposição a biblioteca municipal, que conta hoje com um acervo de aproximadamente 22 mil exemplares”, afirmou Samuca.

 

Por Raphael Martiniano, com fotos de Geraldo Gonçalves. / Secom VR

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444