Volta Redonda é palco de ‘Encontro Regional de Gestores da Defesa Civil’ do Sul Fluminense

Volta Redonda é palco de ‘Encontro Regional de Gestores da Defesa Civil’ do Sul Fluminense

Municípios avaliam ocorrências e resultados do alerta no Plano Verão. Cidade registrou 605 ocorrências no período.

O auditório da Defesa Civil de Volta Redonda recebeu na tarde da última quinta-feira, dia 26,  representantes da Defesa Civil do Estado e dos municípios da região Sul Fluminense para uma avaliação das ocorrências no período chuvoso (de novembro a 31 de março 2018). Durante esse período, atendendo a um decreto dos prefeitos, os órgãos municipais de Defesa Civil foram acionados para atender a população em casos de emergências causadas por fortes chuvas. A Defesa Civil do município ficou em plantões permanentes de 24h e atendeu 605 ocorrências.

Os principais atendimentos foram de escavação de obra irregular, queda de árvores e riscos de deslizamento. A Defesa Civil realizou 78 vistorias técnicas no período das chuvas. O prefeito Samuca Silva, lembrou que “todos os recursos necessários são colocados a disposição da Defesa Civil de Volta Redonda para atender prontamente os casos emergências, socorrendo assim a população. No período de chuvas fortes, particularmente, isto envolve a toda a administração municipal para preservar a integridade física e os bens patrimoniais das famílias”.

Capacitação e balanço do Alerta Verão

O diretor da Defesa Civil do município, capitão bombeiro militar Rafael Champion, disse que a cidade foi escolhida por ter a maior estrutura da Defesa Civil no Sul Fluminense e, portanto, recebeu o maior número de ocorrências no período. “Nós estamos cedendo o espaço para a Defesa Civil Estadual neste Encontro de Gestores da região, para o encerramento do Plano Verão, estado de alerta, com apresentação dos dados do Sul Fluminense”.

Ele acrescentou que no encontro foram consolidados esses dados de ocorrências com a participação da Superintendência Operacional da Defesa Civil do estado do Rio. “A Defesa Civil Estadual têm maior conexão com o governo federal e veio oferecer algumas ferramentas de utilização para os municípios, como o Cadastro de Ocorrências, Operações Simuladas, Sistema de Gerenciamento de Recursos (SIGRE) e o PRODEC. É um programa para as Defesas Civis no estado que visa uma padronização da linguagem dos boletins de ocorrências em todo o estado, buscando maior agilidade no apoio e na liberação de recursos. Uma vez que o Estado está alinhado com o governo federal”, explicou Champion.  

O encontro contou com a presença de representantes da Defesa Civil de Volta Redonda, Barra Mansa, Pinheiral, Pirai, Mendes, Rio Claro, Miguel Pereira, Porto Real, Resende e Valença.

Texto de José Afonso com fotos de Geraldo Gonçalves Secom VR

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444