Eficiência energética começa em sala de aula
- Detalhes
- Publicado em Terça, 24 Abril 2018 08:43
Eficiência energética começa em sala de aula
Volta Redonda é primeira cidade do Brasil onde as escolas da rede municipal de ensino tem 100% de lâmpadas de LED
Volta Redonda receberá, a partir da próxima terça-feira, dia 24, a segunda fase do projeto “Escola Eficiente, Eu Curto!” ao todo 48 instituições de ensino municipal serão beneficiadas nesta etapa. Mais de onze mil lâmpadas serão substituídas. A cidade será a primeira no Brasil a ter todas as escolas com lâmpadas de LED. O projeto está sendo realizado através de uma parceria entre a distribuidora de energia Light e a prefeitura.
A informação foi dada pelo coordenador do projeto o engenheiro, Eduardo Nogueira, em uma reunião realizada na manhã desta quarta-feira, dia 18, no auditório da Secretaria de Educação, com os diretores das instituições comtempladas. Segundo o engenheiro, a única exigência para que Volta Redonda pudesse participar do processo era estar em dia com suas contas.
“Em um momento de crise em que o país passa a prefeitura estar em dia com suas contas é um grande feito. Todo esse processo é avaliado, gerando uma economia muito grande de energia. Começamos o projeto ano passado, e esse ano vamos terminar a troca de lâmpadas em todas as escolas do munícipio”, disse.
Ano passado foi realizada a primeira fase do projeto, que gerou uma economia de mais de 500 mil reais aos cofres públicos. Ao todo 42 escolas da rede municipal foram beneficiadas com a substituição. O primeiro lote, para a segunda fase com os materiais já chegou ao almoxarifado da SME.
Para a secretária de Educação, Rita Andrade, o processo é rápido durando apenas três meses.
“A troca de lâmpadas pela equipe é muita rápida. Pedimos para que os diretores colaborem com o processo facilitando essa dinâmica dentro das escolas. A cidade de Volta Redonda será a primeira a ter todas as escolas com esse tipo de energia, vai gerar uma grande economia. Além de incentivar e orientar os alunos sobre a importância na redução dos gastos de energia”, contou.
A primeira escola a ter suas lâmpadas substituídas nesta segunda fase é a Creche Municipal Raiozinho de Sol, do bairro Três Poços. O projeto Cidade da Música também será contemplado com a ação, que é regularizada pela Agência Nacional de Energia Elétrica, Aneel.
Segundo o prefeito Samuca Silva, o processo gera um reflexo positivo na cidade. “Mais de oito mil reatores serão trocados, além de onze mil lâmpadas. Toda essa ação gera uma economia. Isso implica em uma melhoria no processo de redução de gastos de energia para a cidade. Promovendo o uso eficiente da energia”, enfatizou.
As lâmpadas que forem substituídas serão devidamente descartadas, através de um processo que não prejudique o meio ambiente. De acordo com a diretora Salete Arvelino, do Centro Municipal de Educação Infantil, Alkindar Candido da Costa, do bairro Água Limpa, além da economia, a troca ajuda no trabalho de conscientização.
“Sempre trabalhamos com nossos alunos e os pais essas questões de econômia e uso de forma consciente da energia. Essa substituição também soluciona a questão de gastos com reatores e lâmpadas, que tem uma vida útil menor e geram mais gastos e mais mão de obra”, disse.
Por Maria Clara Sales com foto Geraldo Gonçalves Secom - VR
Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444