Secretária municipal de Políticas Públicas para Mulheres, Idosos e Direitos Humanos registra aumento nos atendimentos

Secretária municipal de Políticas Públicas para Mulheres, Idosos e Direitos Humanos registra aumento nos atendimentos

Aumento mostra o comprometimento da equipe e a confiança da população no serviço prestado

 

A secretaria de Políticas Públicas para Mulheres, Idosos e Direitos Humanos de Volta Redonda (SMIDH) fez um comparativo das ações e serviços oferecidos pela pasta à população do município, onde foi registrado um aumento significativo nos atendimentos. A Patrulha Maria da Penha, por exemplo, realizou 79 atendimentos no primeiro trimestre de 2017. Já no mesmo período de 2018, o número saltou para 249, totalizando um aumento de 170 atendimentos.

 

Para a secretária Dayse Pena o aumento desses números mostra que a SMIDH tem ganhado cada vez mais a confiança da população. “Ano passado a gente atingiu, indo aos espaços com palestras e apresentando a secretaria, uma rede de relacionamento com cerca de 600 mulheres. Esse ano essa rede já tem mais de 1500 mulheres. Isso mostra que nós estamos conseguindo impactar, falar com mais pessoas”, contou Dayse.

 

O número de atendimentos no CEAM (Centro Especializado de Atendimento à Mulher Casa da Mulher Bertha Lutz), também aumentou significativamente. Nos três primeiros meses de 2017, o Centro registrou 91 atendimentos. Em 2018 esse número subiu para 143.

 

De acordo com Dayse, esses números têm um lado positivo e ao mesmo tempo negativo. “Os dados mostram que nós estamos passando confiança para mais pessoas pedirem ajuda. E isso para nós é significativo, não existe mudança cultural se não houver esse apoio do poder público. A gente está conseguindo fazer com que mais mulheres venham até nós e falem o que estão passando. O lado que não é agradável, e nós estamos lutando para mudar, mas existia uma demanda reprimida”, comentou a secretária.

 

O prefeito Samuca Silva destacou que o município tem uma rede de proteção a mulher integrada. “As ações da SMIDH estão sempre sendo fortalecidas, pensando no bem-estar das mulheres da nossa cidade. Temos uma rede integrada, que conta desde o atendimento psicológico a mulher, passando pela Patrulha Maria da Penha e outros serviços disponibilizados pelo poder publico. O aumento nos números de atendimentos reflete o sigilo, atenção e profissionalismo dedicados aos projetos”, finalizou o prefeito.

 

Por Ana Maria Mansur / Secom VR

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444