Concluída a capacitação para candidatos ao Afro Rua

Concluída a capacitação para candidatos ao Afro Rua

Após treinamento no Sebrae, empreendedores que querem ocupar quiosques do bairro Vila Brasília farão curso sobre MEI

 

Os jovens empreendedores que estão inscritos no edital para ocupação cultural do espaço Afro Rua, composto por 11 quiosques no bairro Vila Brasília, concluíram nesta quarta-feira, dia 4, a capacitação exclusiva realizada no auditório do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), no bairro Aterrado. Neste último dia de treinamento, os candidatos participaram do projeto AfroLab – um laboratório de experimentação de produto ou serviço.

 

“O Afrolab permite aos alunos o estudo de mercado e do produto que eles pretendem comercializar, além de testar esse produto. Após o aprendizado, eles montam um discurso para apresentar o projeto a uma banca avaliadora”, explicou a analista de Negócio do Sebrae de Volta Redonda, Julia Almeida.

 

A psicóloga Juliana Pereira da Silva, que faz parte do Coletivo Flor de Maio Humanizar, participou do curso e conta que tem sido bom em todos os sentidos. “Temos a ideia, mas com essa capacitação, conseguimos dar mais corpo, estruturar o projeto. Agora temos uma noção do projeto físico”, explicou Juliana, que junto com outras 14 mulheres trabalham com humanização de modo geral para mulheres vítimas de violência, mulheres que passaram por cirurgias complicadas, entre outras que necessitam do apoio do coletivo.

 

“Se conseguirmos ocupar o espaço Afro Rua, a idéia é prestar atendimento social para essas mulheres, a grande maioria negra, oferecendo expressão corporal, técnicas de relaxamento, todo o apoio psicológico que elas precisam”, acrescentou Juliana.

 

A capacitação contou com cinco oficinas e os candidatos participarão ainda de um treinamento sobre MEI (Microempreendedor Individual). A secretária municipal de Cultura, Aline Ribeiro, explicou que o projeto Afro Rua foi dedicado para jovens afroempreededores culturais, pois o bairro Vila Brasília é uma região com grande parte da população formada por jovens negros.

 

“Nosso objetivo é ressaltar o potencial que eles tem, dando oportunidades para mostrarem e comercializarem seus trabalhos. Através do Afro Rua, eles também poderão se reconhecer como agentes importantes para o desenvolvimento da parte econômica da cultura”, explicou Aline.

 

O edital do Afro Rua visa promover a seleção de projetos, bem como de ações relacionadas e afins, identificadas com a cultura afro em áreas como culinária, moda, beleza, audiovisual e produção cultural. Serão contemplados pessoas na faixa etária de 18 a 32 anos. O objetivo é integrar, num mesmo espaço físico, que está localizado na entrada do Bairro Vila Brasília, programas e ações culturais, práticas empreendedoras, formação e qualificação para o mercado de trabalho, de modo a promover a cidadania.

 

“O Sebrae é um parceiro do Governo Municipal em várias frentes. A capacitação vai ajudar no desenvolvimento dessa juventude do bairro Vila Brasília, que é uma região com grande potencial de crescimento cultural e econômico”, ressaltou o prefeito Samuca Silva.

 

Por Raphael Martiniano, com fotos de Gabriel Borges. / Secom VR

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444