Fiscalização na Feira Livre de Volta Redonda inibe atuação de ambulantes

Fiscalização na Feira Livre de Volta Redonda inibe atuação de ambulantes

Ação da Secretaria de Fazenda começou há cerca de um mês com orientação e distribuição de folhetos informativos

 

Uma equipe do setor de fiscalização da Secretaria de Fazenda de Volta Redonda realizou ação na Feira Livre deste sábado, dia 17, no bairro Aterrado, e inibiu a atividade de ambulantes. O trabalho começou às 5h para impedir que os comerciantes irregulares se instalassem dentro ou no entorno da feira. A mesma operação vai acontecer no domingo, dia 18, na Feira Livre da Vila Santa Cecília.

 

Segundo o diretor de Atividades Econômicas e Sociais da SMF, Wagner Jardim Lima, a ação deste sábado é a continuidade de um trabalho que vem sendo realizado há cerca de um mês nas feiras livres do município. “Primeiramente, a equipe percorreu os bairros orientando e distribuindo folhetos informativos sobre a proibição do comércio ambulante na feira livre de Volta Redonda”, disse.

 

Ele ressalta o sucesso da ação e acredita que a orientação prévia surtiu efeito positivo, já que registrou apenas uma apreensão de mercadoria. “O espaço da feira é exclusivo para os comerciantes cadastrados e licenciados para trabalhar. Hoje são mais de 300 feirantes”, acrescentou Wagner Lima.

 

Um dos ambulantes que costumava atuar na feira livre do Aterrado e da Vila Santa Cecília foi procurar orientação com a equipe da SMF. João Cavichão, que vende caldo de cana, diariamente, em outro ponto do bairro Aterrado, disse que já está em andamento o processo para conseguir o alvará da prefeitura para exercer a atividade. “Os fiscais me explicaram que a licença só vale para atuar no endereço cadastrado e vamos competir. Se é para organizar, todos têm que fazer parte”, disse.

 

Entre os feirantes, a ação dos fiscais da prefeitura foi aprovada. Laudeil Gonçalves, que comercializa legumes e frutas na Feira Livre há 43 anos disse que quem ganha com a organização é o consumidor.“Quem vem comprar precisa de organização para escolher. E para se ter organização, a legislação tem que funcionar com todos podendo trabalhar em seus locais autorizados”, falou.

 

O cadastro de ambulantes também é uma ação da prefeitura de Volta Redonda

 

A prefeitura de Volta Redonda, desde o ano passado, já cadastrou cerca de mil ambulantes. O objetivo, através da Lei do Ambulante, é regulamentar o trabalho informal no município.

 

O prefeito Samuca Silva informa que todos têm que seguir normas. Obedecer o horário de funcionamento, respeitar o local adequado e limites para atuação nas ruas do município.

 

“Com o avanço da Lei do Ambulante, estamos dando garantias a esses trabalhadores. E a implantação de normas a serem seguidas, evita a desordem urbana e valoriza o comércio estabelecido na cidade”, afirmou.

 

Por Renata Borges com fotos de Geraldo Gonçalves – SecomVR

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444