Mercado Orgânico de Volta Redonda vai valorizar Praça da Chaminé

Mercado Orgânico de Volta Redonda vai valorizar Praça da Chaminé

Projeto foi aprovado no Conselho Municipal de Cultura

 

(Foto atual da Chaminé e perspectiva da revitalização com o Mercado de Orgânicos)

 

O Conselho Municipal de Cultura de Volta Redonda aprovou, em sessão na tarde desta quinta-feira, dia 15, o projeto da prefeitura de Volta Redonda de criar o Mercado Orgânico Municipal na tradicional Praça da Chaminé, no bairro Aterrado. O mercado será o primeiro de comércio exclusivamente de orgânicos, feito pelo poder público, no estado do Rio de Janeiro.

 

De acordo com a chefe de gabinete do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano, Débora Vieira, o projeto visa valorizar a praça e a Chaminé. “A Chaminé é um monumento da nossa cidade, que conta a história da Fazenda Santa Cecília e do engenho de cana de açúcar. Só que hoje sua visitação é muito pequena. Com o Mercado Orgânico vamos valorizar o local e a chaminé, com iluminação melhor e revitalização da praça”, disse Débora.

 

O prefeito Samuca Silva salientou a importância de se valorizar a Chaminé. “Nós, com o Mercado Orgânico, vamos valorizar um patrimônio cultural. Temos como objetivo fazer com que aumente a visitação desse importante monumento da nossa cidade. Nosso intuito é de valorizar a Praça da Chaminé”, disse Samuca.

 

Estevão Roque Fidelix, membro do Conselho Municipal de Cultura, elogiou o projeto “O Mercado Ôrganico vai fazer uma articulação com um patrimônio cultural que é a Chaminé, o marco zero do município. E vai atender ainda o público consumidor e os produtores de orgânicos”, ressaltou o conselheiro.

 

A prefeitura de Volta Redonda conseguiu, através de um sistema de convênios com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a quantia de R$ 539 mil para a criação do Mercado Orgânico Municipal.

 

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Joselito Magalhães também destacou a importância do Mercado de Orgânicos. “Queremos atender a demanda de orgânicos e agricultura familiar de Volta Redonda e região”, concluiu o secretário.  

 

O aposentado Antonio Vieira da Silva, de 74 anos, que passava pela Praça da Chaminé na tarde desta quinta-feira, dia 15, disse que o projeto irá valorizar um patrimônio do município. “Acredito que a Chaminé deveria ser mais visitada pelos moradores de Volta Redonda. Mas hoje a praça fica vazia, ninguém se preocupa em visitar esse monumento. Com o Mercado Orgânico isso irá melhorar”, opinou o aposentado.

 

Por Mateus Gusmão – SecomVR

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444