Arte de mulher

Arte de mulher

Feira de Artesanato em homenagem as mulheres reúne cerca de 240 artesãos até sábado, das 8h às 20h, debaixo da Biblioteca Municipal na Vila S. Cecília

 

Cerca de 240 artesãos estão expondo e vendendo os seus trabalhos na Vila Santa Cecília, debaixo da Biblioteca Municipal Raul de Leoni, no horário de 8h às 20 horas. Nessa sexta-feira, dia 9, um grupo de 80 artesãos, em situação de rodízio diário, está no local.

A Feira que começou na última quinta-feira, 8 de Março, é uma homenagem do governo municipal pelo Dia Internacional da Mulher. O evento prossegue no sábado, dia 10, com mais 80 artesãos participando em situação de rodízio, totalizando cerca de 240 artesãos nos três dias da feira, sempre no horário das 8h às 20h”, explicou Leticia Monteiro Machado, coordenadora da Biblioteca Municipal Raul de Leoni.

A Secretaria de Cultura de Volta Redonda, Aline Ribeiro, destacou que a administração municipal está empenhada em garantir cada vez mais o espaço público ao artesão, multiplicando as oportunidades de vendas.  “É importante a valorização desses artesãos, a maioria mulheres, para incentivar a geração de rendas e o empreendedorismo cultural, assegurando o espaço para a comercialização dos seus produtos manuais, feitos com qualidade”, diz Aline.

Com preços acessíveis os artesãos mostram uma variedade de produtos feitos em MDF (madeira de floresta reciclável, que tem uma cobertura rápida de crescimento e recuperação), crochês, tecidos, bordados decorativos, toalhas, bolsas, bonecas, quadros, porta chaves, enfeites de portas e geladeiras, turbantes, doces, bolos, entre outros.

A coordenadora da Feira, Letícia Monteiro, lembrou que no próximo dia 19 de março, às 10h, na Biblioteca Municipal, cerca de 300 artesãos estarão recebendo a Carteira Nacional de Artesanato, resultado de uma parceria da prefeitura com o governo do Estado, que dará acesso de participação em qualquer evento do país. Artesãos e membros da comissão organizadora, Mara Márcia, Telma Ferreira, Patrícia Duarte, Gisele Mendes Ribeiro, Margot Ramalhete, foram unânimes em aprovar a realização da Feira e confirmaram que o mercado vem se ampliando na cidade.

Uma cliente me disse que ficou surpresa porque não imaginava que Volta Redonda tinha tantos artesãos produzindo com excelente qualidade”, disse Mara Márcia que trabalha com madeira MDF. “É preciso apenas aumentar a cultura do consumo de artesanato, para que as pessoas além de ter uma consciência social, passem a valorizar mais o trabalho manual do artesão que está tendo mais oportunidades no mercado com a feira”, afirmou Margot, representante do Coletivo de Artesãos.    

Angelita Paranhos,  do bairro Jardim San Remo, especialista em arranjo de flores, está feliz com o resultado: “O espaço aqui é bom e as vendas estão boas”. As amigas, Bruna Marceli e Débora Daise, dos bairros Açude 2 e Retiro, participando com a venda de bolos caseiros, bolos especiais, tortas, brigadeiros, pão de mel, aprovam o resultado: “Queremos participar sempre desses eventos com apoio da prefeitura. Os artesãos tem muito espaço a conquistar”, frisa Marceli.

Texto de José Afonso Gonçalves fotos de Evandro Freitas.

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444