População debate novo Plano Diretor Municipal

População debate novo Plano Diretor Municipal

Governo quer propor um novo plano, visando crescimento da cidade

 

No sábado, dia 24 de fevereiro, na Câmara Municipal de Volta Redonda, foi realizada a segunda Audiência Pública sobre o Plano Diretor Municipal. O vice-prefeito Maycon Abrantes fez a abertura do evento, que teve como objetivo debater com a sociedade melhorias na lei que funciona como ferramenta no estabelecimento das diretrizes para o desenvolvimento urbano da cidade.

 

Durante a audiência, foi apresentado um resumo sobre a legislação urbana do município e também um diagnóstico de todo o trabalho realizado durante 2017 visando a revisão do plano. O Diretor de Planejamento Urbanístico do IPPU, Gervasio de Almeida Júnior; e o Diretor do Departamento de Informática e Tecnologia do IPPU, Luiz Eduardo Figueiredo; foram os mediadores do debate. Foram cinco temas apresentados: Macrozoneamento; Revisão do Uso do Solo (duas vezes); Parcelamento de Solo e Código de Obras. Cada tema foi debatido durante trinta minutos e em seguida o microfone ficou a disposição da população presente para sugestões, críticas ou reclamações.

 

A Bióloga Lígia Sánchez, representante do CRBio (Conselho Regional de Biologia), participou dos debates. “O Plano Diretor é de fundamental importância para o município e com certeza deve conter contribuições técnicas, por isso eu fiz questão de participar. Os temas são muito importantes e a sociedade deve participar”, comentou Lígia.  

 

O professor William Gomes, da UGB (Universidade Geraldo Di Biase), trouxe os alunos do curso de arquitetura e urbanismo para participar dos debates. “Nós temos essa disciplina no curso, eu achei bem produtiva a gente poder participar, pois trata de assuntos que nós já estamos dominando e podemos dar a nossa contribuição também”, comentou a aluna Evellyn dos Santos Martins.

 

“Arquitetura e urbanismo numa cidade não são apenas sinônimos de beleza, tem impactos também na saúde, no meio ambiente e na preservação do patrimônio”, disse a aluna Ketley Aparecida Dias da Silva.

 

O prefeito Samuca Silva destacou a importância da Revisão do Plano Diretor, que precisa ser revisto a cada dez anos. “O plano diretor é o principal instrumento para orientação e organização da gestão territorial do município, em estreita sintonia com as diretrizes de desenvolvimento social e econômico. É um plano que estabelece caminhos para o crescimento e a melhoria das condições de vida dos cidadãos”, destacou o prefeito.

 

Por Simone Freitas, com fotos de Evandro Freitas - SECOM/VR

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444