Combate à dengue é intensificado no Jardim Ponte Alta
- Detalhes
- Publicado em Quinta, 21 Dezembro 2017 17:50
Combate à dengue é intensificado no Jardim Ponte Alta
Objetivo foi orientar moradores e identificar possíveis focos do Aedes Aegypti
Agentes de combate a endemias percorreram o bairro Jardim Ponte Alta nesta quinta-feira, dia 21. O objetivo foi identificar possíveis focos do mosquito Aedes Aegypti. Um veículo da secretaria também acompanhou os trabalhos, com a finalidade de recolher possíveis criadouros do mosquito.
A casa da aposentada Elia Maria de Oliveira Ramos, é um exemplo a ser seguido. Segundo a moradora a recomendação que a equipe de agentes da dengue passou, ela já pratica faz tempo. “Aqui eu não tenho planta de água, mantenho o ralo do banheiro sempre bem limpo e tampado. Eu não descuido não. Se cada um fizer sua parte em casa, a gente evita que o mosquito crie”, disse Elia.
Morador do bairro há 33 anos, o aposentado Antônio de Pádua Pereira dos Santos, contou que também não descuida da casa. “Eu e minha esposa gostamos muito de plantas, então a gente cuida para que nunca tenha mosquito da dengue por aqui. A nossa caixa d´água é coberta e fica embaixo do forro. Uma vez por mês a gente sobe lá e dá uma olhada pra conferir se está tudo certo”, disse o aposentado.
O prefeito Samuca Silva destacou que o combate a dengue no município é um trabalho contínuo e que vem sendo realizado durante o ano todo. "A Saúde Pública está fazendo a sua parte, num trabalho constante contra a dengue, mas a população tem que continuar sendo parceira, mantendo as residências sem prováveis criadouros do mosquito. Se fizermos um trabalho constante agora, com certeza, evitaremos surgimento de casos da doença, principalmente no verão", ressalta Samuca.
A supervisora dos Agentes de Combate às Endemias, Maria Aparecida Teixeira, contou que o bairro Jardim Ponte Alta, de modo geral, estava bem organizado. “Mesmo o bairro apresentando uma boa organização e poucos focos do mosquito da dengue, nós vamos percorrer todo o bairro. Nossa missão é orientar a população, justamente para reforçar e evitar que novos focos sejam criados”, disse a supervisora.
Segundo o Secretário de Saúde, Alfredo Peixoto, os cuidados devem ser constantes e diários. “Temos que ser vigilantes diariamente. As equipes de agentes de dengue são os instrumentos que orientam e fiscalizam os bairros. E a população deve cuidar de forma minuciosa, para que sua residência, garagem e quintal, não tenham focos escondidos do Aedes Aegypti”, reforçou Alfredo Peixoto.
Por Simone Freitas com fotos de Evandro Freitas SECOM/VR
Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444