
Volta Redonda ganha programa ‘Turismo em Volta”
- Detalhes
- Publicado em Quinta, 21 Dezembro 2017 09:04

Volta Redonda ganha programa ‘Turismo em Volta”
Objetivo é criar um plano estratégico para o fomento do turismo de lazer em Volta Redonda
O projeto “Turismo em Volta” foi lançado pelo prefeito Samuca Silva na tarde desta quarta-feira, dia 20, durante uma reunião com donos de agências de turismo do município e representantes da rede hoteleira. O programa é um plano estratégico para o fomento do turismo de lazer em Volta Redonda. No encontro, os empresários e a equipe técnica da secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo elencaram pontos necessários para o crescimento do setor. Atualmente, a maior taxa de ocupação dos hotéis no município acontece nos dias úteis, enquanto nos finais de semanas cai o número de hóspedes.
“Acredito no turismo de Volta Redonda, que é o centro da região, e temos a melhor estrutura para receber os visitantes. Queremos, agora, investir no turismo de lazer e isso é possível pela posição geográfica de Volta Redonda. Estamos próximos à região das Agulhas Negras, com Parque Nacional de Itatiaia e Penedo; do interior de Minas Gerais com Santa Rita de Jacutinga, Passa Vinte e Rio Preto; do litoral com Angra dos Reis e Paraty, além do Vale do Café nas cidades Valença (Conservatória), Vassouras”, afirmou Samuca Silva, citando a parceria da CVC, maior operadora de turismo do país, com o município.
A partir deste mês, oficialmente, a agência está vendendo pacotes partindo de Volta Redonda (hub turismo) para dois destinos: as fazendas do Vale do Café e um parque aquático de Barra do Piraí. Os visitantes passam o dia nas cidades vizinhas e retornam à Volta Redonda para dormirem, conforme propôs os representantes da agência de turismo, utilizando a rede hoteleira da cidade. Hoje, segundo levantamento da secretaria municipal, Volta Redonda possui 1,5 mil leitos em 13 redes de hotéis.
Entre ações definidas na reunião, a secretaria realizará um inventário turístico para formatar produtos para serem oferecidos aos visitantes da cidade. Foram citados o Parque Municipal Fazenda do Ingá, que possui 211 hectares de Mata Atlântica, e o Zoológico Municipal, além de um roteiro gastronômico e da vida noturna.
Além disso, foram propostas a criação do Contur (Conselho Municipal de Turismo), com representantes empresariais e governamentais; o FunTur (Fundo Municipal de Turismo); o Calendário Anual de Eventos e Plano Municipal de Turismo, além de um portal na internet e o mapa da cidade com as opções de lazer.
Por André Aquino, com foto Gabriel Borges
Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444