Rua de Lazer de Natal anima domingo

Rua de Lazer de Natal anima domingo

Edição especial contou com a participação de personagens natalinos em uma roda de capoeira especial

 
Neste domingo, dia 10, o público que compareceu à Rua do Lazer no bairro Aero Clube participou de um dia especial. Com o tema 'Natal',  um grupo de 20 capoeiristas, vestidos com figurinos natalinos fez  apresentações numa Roda de Capoeira.

A secretária de Esporte e Lazer, Maria Paula Tavares, comentou que o evento foi realizado para simbolizar o Natal, comemorado no dia 25 dezembro: “Neste Natal de Esperança, estamos fazendo atividades especiais nas datas comemorativas, incentivando o lazer e a prática do esporte para toda a cidade”, ressaltou.

Vale lembrar que desde janeiro de 2017, com a sua implantação pelo governo municipal, a Rua do Lazer já teve 49 edições, todas com bastante público fazendo caminhadas e circulando de bicicletas, por exemplo. “O projeto da Rua do Lazer é para as pessoas saírem de suas casas e divertirem de forma positiva e saudável, investindo na melhoria da própria saúde, comentou o prefeito Samuca Silva.

Roda de Capoeira

No grupo da Mestre Marciana, o capoeirista Helder Andrade,  de 27 anos, se apresentou com o figurino de Papai Noel. Na Roda também tinha capoeiristas crianças e adultos da melhor idade. Paulo Henrique Camacho era o mais jovem, com 8 anos, foi acompanhado da mãe, Ana Carolina Vaz Camacho: “Acho muito bacana ocupar a Rua de Lazer para divulgar o esporte da capoeira, porque é um incentivo a todos. O fim de ano proporciona que as pessoas mudem hábitos, taí uma ótima oportunidade”, disse Ana Carolina. 

A mais idosa do grupo é a Pérola Negra, apelido de guerreira. Mas o nome de batismo é Maria José da Silva: Eu comecei na capoeira há 18 anos com o Mestre Boa Viagem e continuei com a Marciana. Enquanto puder me movimentar com as pernas, não vou parar. Ter esse espaço aberto na Rua de Lazer é muito bom", comentou Pérola Negra, que tem mais de 90 anos de idade.

No berimbau, instrumento que dá o ritmo aos capoeiristas na roda, Dino Bezerra Antão, o Sabiá. Ele tem 65 anos, é aposentado e mora no Santo Agostinho. “A Rua de Lazer é muito boa, mas o pessoal ainda não está aproveitando tudo de bom que ela nos dá, espaço para caminhar, correr, fazer exercícios, conversar e fazer amigos. Venham todos para este espaço. Todo domingo tem algo bom e é uma ótima oportunidade de reunir os amigos para a prática de atividades físicas”, convidou.

O engenheiro Marcos Simeão, aproveita o fim de semana para pedalar e gosta do espaço oferecido pela prefeitura, por meio da Rua de Lazer. “A Rua do Lazer foi uma ideia legal. Acredito que quanto mais a Smel apresentar  uma programação bem diversificada, mais gente compareça”, acrescentou.

Texto de José Afonso Gonçalves - Fotos de Evandro Freitas / Secom

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444