IV Conferência de Cultura de Volta Redonda elege novos conselheiros
- Detalhes
- Publicado em Segunda, 11 Dezembro 2017 09:16
IV Conferência de Cultura de Volta Redonda elege novos conselheiros
Prefeito Samuca Silva fez abertura da conferência; novos membros vão atuar até 2019
Aproximadamente 200 pessoas participaram da IV Conferência Municipal de Cultura de Volta Redonda, realizada neste sábado, dia 09, no UGB (Centro Universitário Geraldo Di Biase), no bairro Aterrado. O objetivo do evento foi a eleição de 12 membros do novo Conselho Municipal de Cultura e de delegados para etapa estadual do Conselho.
O prefeito Samuca Silva participou da abertura, junto com a secretária municipal de Cultura, Aline Ribeiro, e o presidente do Conselho Municipal, Hugo Kruger. Samuca agradeceu o trabalho dos conselheiros que estão saindo e falou do futuro. “É preciso dar oportunidade aos artistas nos bairros e incentivar os novos talentos culturais. Já conseguimos avançar na construção de uma política pública cultural e vamos seguir em frente”, destacou o prefeito.
O chefe do executivo fez um balanço das ações culturais que a administração municipal vem desenvolvendo, citou grandes projetos programados e ressaltou a importância do novo Conselho. "Temos que pensar grande para Volta Redonda. Nossa cidade tem grande potencial no desenvolvimento cultural. O município conquistou o novo Sistema e o Plano Municipal de Cultura; o retorno do carnaval de rua; o desenvolvimento das feiras de artesanatos com a geração de rendas; a ocupação de espaços públicos que estavam abandonados; e a realização, pela primeira vez este ano do salão internacional de Humor; entre outros. Temos muitos desafios a vencer, sendo essencial o trabalho do Conselho de Cultura que representa os artistas, a sociedade civil, para que possamos continuar avançando na política cultural”, concluiu.
A secretária de Cultura analisou a importância da Conferência. "A IV Conferência é um espaço democrático para o debate de uma política pública cultural do município. Estamos elegendo o novo conselho que tem os representantes da sociedade civil, com a responsabilidade de acompanhar a implementação do Sistema Municipal e do Plano Municipal de Cultura, com legislação específica aprovada em dezembro de 2016”, disse Aline.
A IV Conferência Municipal de Cultura teve a participação da Banda Municipal regida pelo maestro Reinaldo Galvão.
Os participantes revisaram na conferência o Plano Municipal de Cultura, com destaque das prioridades dos Setoriais de Cultura na Música, Artes Cênicas, Dança, Artes Visuais e Artes Plásticas, Literatura, Artesanato, Cultura Popular, Movimentos Sociais, Associações de Bairro, Patrimônio, Cultura Urbana e Cultura Afro.
O jornalista e artista plástico Anco Márcio Esteves de Barros participou pela primeira vez do processo eleitoral para o Conselho Municipal de Cultura. "A minha expectativa é de ajudar, contribuir para a cultura do município continuar avançando, porque temos tudo que precisamos: Novo governo, pessoas animadas e motivadas para iniciar um novo ciclo de incentivo à cultura, buscando a diversificação em várias áreas, contou.
Na condição de eleitora, a funcionária pública Rita Rocha, comentou da responsabilidade em participar elegendo os novos membros do Conselho dos próximos dois anos. "A cultura é muito importante para a cidade, sendo fundamental ter um conselho eficiente, que atue para promover esta cultura, atraindo pessoas de fora do município para visitar e conhecer Volta Redonda", enfatizou.
Por José Afonso Gonçalves, com fotos de Evandro Freitas / Secom VR
Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444