Colégio municipalizado vai oferecer cursos de extensão

Colégio municipalizado vai oferecer cursos de extensão

Técnicos da Seplag realizaram visita técnica no Colégio Maranhão, no Eucaliptal, para avaliarem implantação de capacitação voltada à população

 

A secretaria de Planejamento, Transparência e Modernização da Gestão realizou na tarde da última quinta-feira, dia 07, uma visita técnica no Colégio Estadual Municipalizado Maranhão, no bairro Eucaliptal. A ocasião teve como objetivo apresentar o local a alguns representantes das universidades da cidade e verificar a possibilidade de implantar cursos de extensão.  O colégio foi municipalizado este ano e pretende ainda abrigar projetos que prestem serviços à comunidade, por meio de parcerias entre o governo municipal e as universidades.

O local, que tem potencial para ser explorado, deve receber projetos de extensão, ensino, pesquisa e cultura para a comunidade local e se tornar um pólo de cultura. Segundo Júlio César Andrade, secretário de Planejamento, Transparência e Modernização da Gestão, os representantes gostaram do espaço e vão dar continuidade ao projeto.

“Hoje foi mais um passo para a concentração de um projeto de universidade comunitária. Projetos de extensão, ensino, pesquisa e cultura para toda a população da região serão realizados nas instalações do colégio Maranhão. Nessa primeira visita, os representantes das universidades gostaram do espaço e já viram algumas mudanças pontuais. O próximo passo será discutir com a comunidade local para definição do portfólio dos trabalhos realizados”, afirmou o secretário.

Para Lígia Soares, chefe de departamento multidisciplinar da UFF de Volta Redonda, é preciso estabelecer uma conexão com a comunidade. “A ideia é atender as demandas do local. Assim, a universidade cumpre a sua função social. Sempre existem novos caminhos e a universidade tem que buscar expandir e atender as mudanças da sociedade”, disse.

De acordo com o morador Omar Faria, que vive no bairro Eucaliptal há mais de 50 anos, ver o espaço fechado é muito triste e a possibilidade do uso em prol da comunidade é maravilhoso. “Fico feliz que já existe um projeto com meta a ser cumprida. Aqui tem uma ótima estrutura que deve ser utilizada. É um desperdício o colégio estar parado. Fico motivado em saber dos planos e quero que dê certo. Pode contar com a comunidade e apoio dos moradores. Estamos todos felizes aqui com essa possibilidade”, enfatizou o morador.

Por Maria Clara Sales com foto Geraldo Gonçalves / Secom VR

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444