
Concluída primeira fase do projeto Tarifa Comercial Zero
- Detalhes
- Publicado em Segunda, 27 Novembro 2017 08:33

Concluída primeira fase do projeto Tarifa Comercial Zero
Pesquisa apontou que 94% dos usuários ficaram incentivados a fazer compras
A Prefeitura de Volta Redonda encerra com saldo surpreendente, na próxima segunda-feira, dia 27, a primeira fase de teste para implantação do programa Tarifa Comercial Zero. O ônibus elétrico começou a circular em 9 de outubro, em fase de testes, interligando os quatro principais centros comerciais da cidade: Vila Santa Cecília, Aterrado, Retiro e Centro. Segundo dados da secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, até 16 de novembro, 7.523 pessoas circularam no ônibus elétrico.
Durante o período de teste do ônibus, a prefeitura aplicou uma pesquisa junto aos usuários do Tarifa Comercial Zero para saber, entre outras coisas, o destino e o motivo de utilizarem o ônibus elétrico. O destino preferido dos usuários foi a Vila Santa Cecília (37% dos passageiros), seguido de Aterrado (29,7%); Avenida Amaral Peixoto (21,2%) e Retiro (12%). Já 94,7% dos usuários, responderam que se sentem incentivados a ir ao comércio fazer compras utilizando o ônibus elétrico do Tarifa Comercial Zero.
O prefeito Samuca Silva destacou que Volta Redonda foi a primeira cidade do País a ter um ônibus elétrico circulando sem cobrar tarifa da população. “Era um compromisso que nós assumimos. Ligar os centros comercias, de forma gratuita, buscando aquecer o comércio e estimular as pessoas a deixarem seus carros em casa. O saldo foi positivo, atingimos um número expressivo de passageiros nessa fase de testes”, destacou o prefeito.
Samuca lembrou que a próxima etapa do projeto contempla o início do processo licitatório para adquirir os ônibus elétricos que vão fazer parte do Tarifa Comercial Zero. “Vamos tabular os dados que levantamos nessa fase de teste para saber se vamos precisar de um, dois ou três veículos. Estamos avançando nesse processo”, comentou, ressaltando que o ônibus circulava 122 km por dia, realizando sete viagens.
A família do senhor José Ricardo Gonçalves, que é assistente administrativo, também aprovou o ônibus. Eles saíram de casa, próximo à Amaral Peixoto, para ir ao Retiro. “Deu tudo certo. Economizamos três passagens, chegamos do outro lado da cidade, fizemos tudo o que precisávamos e deu o tempo certinho para pegar o ônibus de volta. Foi excelente”, afirmou.
Quem também aproveitou a fase de teste do ônibus elétrico foi a dona de casa Maria do Carmo Ferreira, moradora do Retiro. “Eu soube do ônibus elétrico e vim conhecer o projeto. Como tinha que ir à Avenida Amaral Peixoto em uma loja especifica, aproveitei, não paguei passagem e conheci o ônibus, que é muito confortável, tem ar-condicionado e durante o caminho usei o wi-fi. É um ótimo projeto”, destacou.
Volta Redonda foi a primeira cidade do estado a ter um ônibus 100% elétrico circulando por suas vias. Por isso, 51,2% dos passageiros utilizaram o programa para ir às compras e conhecer o veículo. Outro dado da pesquisa mostra que 94,9% dos passageiros se disseram incentivados a usar o programa porque o veículo era elétrico.Entre os principais bairros de origem das pessoas que utilizaram o ônibus estão: Retiro, Vila Mury, Santa Cruz, São Geraldo, Ponte Alta e Aterrado.
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Joselito Magalhães, destacou que a secretaria vai analisar o que deu certo e o que vai ser melhorado para a implantação definitiva do programa. “Através das pesquisas que aplicamos, conseguimos perceber que as pessoas se sentem mais incentivadas a ir às compras com o Tarifa Comercial Zero. E esse é nosso objetivo, aquecer o comércio, gerando emprego e renda”, disse.
Já o secretário municipal de Transporte e Mobilidade Urbana, Wellington Silva, afirmou que o Tarifa Comercial Zero impacta positivamente na mobilidade urbana do município. “Os testes mostraram que pode existir um tipo de sistema que garante segurança, qualidade e que faz com que as pessoas se insiram no sistema de transporte coletivo, deixando de utilizar veículos individuais. Além disso, o ônibus elétrico é um transporte sustentável, ou seja, não gera poluição”, acrescentou Wellington.
Por Mateus Gusmão, com fotos de Gabriel Borges / SecomVR
Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444