Volta Redonda realiza oficina visando a Revisão do Plano Diretor
- Detalhes
- Publicado em Quarta, 22 Novembro 2017 17:43
Volta Redonda realiza oficina visando a Revisão do Plano Diretor
Evento contou com a presença de arquitetos, construtores e associações de moradores
A Prefeitura de Volta Redonda deu mais um passo no processo da Revisão do Plano Diretor do município nesta quarta-feira, dia 22. Foi realizado, no auditório da Universidade Geraldo Di Biase, no bairro Aterrado, a oficina com o tema: ‘Revisão do Uso do Solo’. O evento contou com a presença de cerca de 50 pessoas, entre arquitetos, construtores e representantes de associações de moradores.
De acordo com a diretora-presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (IPPU), Maria Ilma de Andrade, essas oficinas são importantes para os debates que visam a revisão do Plano Diretor. “A lei de Uso do Solo define normas gerais para o desenvolvimento da cidade. O que pode fazer, como pode fazer e onde pode fazer. Por ser uma lei ampla, vamos realizar outra oficina com o mesmo tema no próximo dia 29 de novembro”, disse.
A oficina começou com uma explicação sobre a atual lei municipal de Uso do Solo, feita em 1976, e suas alterações. A palestra foi ministrada pelo diretor de Planejamento Urbano do IPPU, Gerval de Almeida Junior. “Ao planejar a ocupação do território, a prefeitura define o que é mais adequado para área da cidade, levando em conta a infraestrutura existente, infraestrutura planejada, as restrições de natureza ambiental, a paisagem e o ambiente cultural”, comentou.
Para o prefeito Samuca Silva, os debates para a Revisão do Plano Diretor demonstram que o diálogo é premissa no governo municipal. “É mais um avanço no diálogo aberto que temos com a população. É muito importante que todos participem das oficinas e dessa Revisão do Plano Diretor, que é realizado a cada 10 anos”, informou Samuca.
Um dos participantes do evento, o presidente da Associação de Moradores do Vila Americana, Júlio Gil, elogiou o processo de Revisão do Plano Diretor. “A revisão é fundamental para o crescimento da cidade. Há vários pontos importantes antes que precisam de modificação, já que nossa realidade não é a mesma de quando o plano foi feito, em 2008”, disse Júlio.
A Prefeitura de Volta Redonda ainda vai realizar três oficinas esse ano visando a Renovação do Plano Diretor: em 29 de novembro, mais uma vez sobre Uso do Solo; em 6 de dezembro, o tema será Código de Obras; e em 18 de dezembro, a oficina será de Parcelamento de Solo. “Já a partir do ano que vem vamos levar os debates e palestras para os bairros da cidade”, comentou Maria Ilma.
Ainda segundo Maria Ilma, a Revisão do Plano Diretor passará pela fase das propostas de modificações que serão apresentadas também em audiência pública. “Depois vamos preparar os projetos de lei e apresentar para a população em mais uma audiência pública, para, em seguida, finalizar e enviar para a Câmara Municipal”, conclui.
Toda a programação da Revisão do Plano Diretor pode ser conferida no site da prefeitura: (www.voltaredonda.rj.gov.br/ippu/).
Por Mateus Gusmão, com foto de Evandro Freitas - SecomVR
Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444