Alunos do Delce Horta promovem sessão de autógrafos no colégio

Alunos do Delce Horta promovem sessão de autógrafos no colégio

Autores do livro digital de contos e poesias “21 Formas de Interpretar as Estrelas” promoveram o e-book dentro da unidade escolar

 

 

Uma sessão de autógrafos promovida por 21 alunos, autores do livro digital de contos e poesias “21 Formas de Interpretar as Estrelas”, do Colégio Delce Horta Delgado, da Fevre (Fundação Educacional de Volta Redonda), lançado no último sábado, dia 18, na Biblioteca Municipal Raul de Leoni, na Vila Santa Cecília, foi realizada na manhã desta quarta-feira, dia 22, dentro da unidade escolar. O e-book reúne os trabalhos dos estudantes que participaram da formação básica em Produção Literária, oferecida gratuitamente por meio do projeto “Escola da Leitura”.

 

O objetivo, segundo Marcelo Nogueira, um dos organizadores do projeto, é despertar o gosto pela leitura. “Começamos com o projeto neste ano, em março, e foi encerrado no sábado, com o lançamento, durante a cerimônia de certificação. É gratificante ver a mudança de vida que os cursos livres e oficinas sobre o universo do livro e literatura proporcionaram aos alunos da rede municipal de ensino”, disse. Segundo Marcelo, foi trabalhado nos alunos cinco módulos da Formação Básica em Produção Literária. “Foi estudada a prosa, poesia, ilustração, criação literária e editoração”, ressaltou.

 

O estudante Roberto Maciel Lescura, de 13 anos, escreveu um conto sobre aventura e um poema sobre um trecho do livro do Pequeno Príncipe. “Me ajudou a desenvolver a leitura e escrita, além de me fazer aprender vários gêneros textuais. Fiquei atento para escrever e ler os textos. Além disso, minha interpretação melhorou muito”, contou.

 

Já a aluna Ana Laura Oliveira, de 14 anos, escreveu um conto de ficção de uma garota que não enxergava a maldade em ninguém durante a Segunda Guerra Mundial. “O livro me fez perder a vergonha das coisas, além de fazer com que eu me expresse melhor. Melhorou muito o meu vocabulário”, contou.

 

Por fim, a estudante Pâmela de Almeida, de 14 anos, escreveu sobre um amor nascido da amizade entre duas pessoas, mas que teve que ser interrompido porque a personagem preferiu crescer dentro de sua carreira de professora de filosofia, e foi para o Canadá. “Sempre tive um apreço bem grande pela escrita e leitura, mas sentia que havia um bloqueio dentro de mim para desenvolver certos textos. Agora, esse bloqueio não existe mais”, afirmou.

 

O presidente da Fevre (Fundação Educacional de Volta Redonda), Eduardo Dessupoio, elogiou a iniciativa. “É uma prova de que um trabalho com responsabilidade e competência vale a pena. Os estudantes, a diretora e os professores do Delce Horta estão de parabéns”, concluiu.

 

Por Filipe Cury, com fotos de Evandro Freitas

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444