Volta Redonda sedia etapa de Programa Caminhos da Cidadania

Volta Redonda sedia etapa de Programa Caminhos da Cidadania

Participaram 43 unidades escolares, com 86 turmas de 4º e 5º ano envolvidas

 

 

Volta Redonda sediou nesta quarta-feira, dia 22, o encerramento da 12ª edição do Programa Caminhos da Cidadania para os municípios, do trecho Sul Fluminense.  O evento, que aconteceu no Hotel Bela Vista contou com a presença de coordenadores pedagógicos e técnicos de educação de Volta Redonda, Barra Mansa, Porto Real, Piraí, Itatiaia e Resende. O programa, realizado pela concessionária que administra a Via Dutra, consiste em conscientizar alunos e professores das escolas públicas dos anos iniciais com orientações educativas sobre o trânsito e meio ambiente. Em Volta Redonda, foram 43 unidades escolares participantes, com 86 turmas de 4º e 5º ano envolvidas.

 

Nas turmas de 4º ano, o trabalho foi voltado especificamente para a educação no trânsito. Já nas de 5º, o assunto desenvolvido com as crianças foi meio ambiente. “O objetivo é fazer com que as crianças sejam multiplicadoras desta temática dentro de seus lares, conscientizando a família, através de suas ações, a respeito do assunto. Tenho certeza que assim serão bons cidadãos no futuro”, disse a secretária municipal de Educação, Rita Andrade.

 

O programa teve início em maio e, em julho, os estudantes do 4° e 5° ano fizeram um desenho e escreveram cartas de conscientização para serem entregues aos motoristas no Dia Nacional do Trânsito, comemorado em 25 de setembro, que passam pelos trechos da Rodovia Presidente Dutra. A motorista Valéria Faria elogiou um desenho de um estudante da Escola Municipal São Francisco de Assis, no bairro Retiro. “Quero parabenizá-lo por este lindo desenho elaborado para representar as lições aprendidas neste curso. A riqueza de detalhes mostra que você prestou bastante atenção nas dicas ensinadas. Tenho certeza que levou para sua família todas as lições”, diz a condutora.

 

A coordenadora do projeto, Ariane Telles, disse que o programa terá novidades para a 13ª edição. “Iremos simplificar o programa. A partir de agora falaremos somente de educação no trânsito, tirando o meio ambiente da pauta”, antecipou. O Programa Caminhos da Cidadania oferece também livros para os professores trabalharem os temas com os alunos. Desde 2005, mais de 1 milhão de crianças e 37 mil professores foram beneficiados pelo projeto.

 

Por Filipe Cury, com fotos de Evandro Freitas - Secom/VR

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444