Secretaria de Saúde de Volta Redonda faz ação sobre Novembro Azul na Feira Livre

Secretaria de Saúde de Volta Redonda faz ação sobre Novembro Azul

 na Feira Livre

Mais de 200 homens aderiram à campanha pelo Dia de Conscientização e Combate ao Câncer de Próstata

 

Mais de 200 homens aderiram à campanha realizada pela Secretaria de Saúde de Volta Redonda pelo Dia de Conscientização e Combate ao Câncer de Próstata, nesta sexta-feira, dia 17, na Feira Livre do bairro Conforto. Um mutirão, formado por profissionais das sete unidades da Atenção Básica que formam o território Conforto, ofereceu emissão do pedido do PSA (Antígeno Prostático Específico) - exame de sangue que ajuda a avaliar o estado da próstata e na conclusão de um diagnóstico da presença ou não do câncer, além de verificação da pressão arterial e teste de glicemia.

 

Jair Azevedo Lima Filho, de 60 anos, morador do bairro Conforto, foi um dos primeiros a aproveitar o atendimento, montado na entrada da Unidade Básica de Saúde do Conforto. “Vim confirmar se a pressão está controlada e aproveitei para medir a glicose e pegar o pedido para o PSA, mas costumo fazer exames periodicamente”, disse, confirmando que não descuida da saúde.

 

Outro que garante se preocupar com a prevenção à saúde é Ronaldo Mendes de Almeida, de 45 anos, morador do Vista Alegre. “Estive trabalhando fora de Volta Redonda e estou aproveitando o retorno à cidade para colocar os exames em dia. A campanha só incentivou esse desejo”, afirmou Ronaldo, que saiu da unidade com o pedido para o PSA na mão.

 

Já o senhor Paulo Lima, de 78 anos, morador do Eucaliptal, engrossa as estatísticas que mostram que os homens não fazem exames preventivos regularmente. “Confesso que sou um pouco arredio a médicos”, falou.

 

O Sr Paulo confirma a afirmação do médico Mozart Cunha, que fazia o atendimento durante a campanha. “O homem, diferente da mulher, não se preocupa com a prevenção à saúde e é relapso com os exames periódicos. Principalmente, no caso do câncer de próstata, quando além do PSA, que é um exame laboratorial, o paciente necessita da confirmação pelo toque retal. A mentalidade machista afasta a maioria dos homens dos consultórios”, disse.

 

Porém, o médico vê uma mudança positiva no comportamento de alguns homens. “Mesmo continuando em minoria nos consultórios, noto que alguns homens estão se sensibilizando com as campanhas como o Novembro Azul e a procura pelo médico para prevenção tem aumentado ano a ano”, acrescentou.

 

“A conclusão do médico confirma que a Secretaria de Saúde de Volta Redonda está no caminho certo, investindo na prevenção à saúde”, afirmou o secretário da pasta, Alfredo Peixoto, lembrando que a ação na Feira Livre do bairro Conforto também uniu a prevenção contra dengue, zika e chicungunya e contra doenças sexualmente transmissíveis.

 

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) esteve no local com equipe de vinte pessoas divididas entre agentes de endemias e guardas sanitários para orientar sobre dengue, zika e chicungunya e sobre a prevenção à proliferação do Aedes aegypit. Além do trabalho de conscientização, os agentes também fizeram varredura nas casas da Rua 4 e transversais na região da feira.

 

A presença no mutirão do Programa HIV, do CDI (Centro de Doenças Infecciosas), garantiu ação educativa e distribuição de preservativos (camisinhas). 

 

Todos os homens que participaram tiveram seus nomes, endereços, pressão arterial e índice de glicose anotados para que, posteriormente, sejam rastreados pela unidade de saúde de referência.       

 

PALESTRAS – No dia 22 de novembro, às 14h, a prevenção à saúde do homem será divulgada para 50 funcionários de um shopping. E no dia 29 deste mês, o tema será abordado, às 15h, para 120 metalúrgicos.

 

Por Renata Borges com fotos de Evandro Freitas – Secom/VR

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444