Futebol feminino de Volta Redonda doa sangue no Hemonúcleo do Hospital São João Batista

 Futebol feminino de Volta Redonda doa sangue

no Hemonúcleo do Hospital São João Batista

 

Trinta atletas do grupo participaram da ação pelo Dia do Doador Voluntário de Sangue, comemorado em 25 de novembro

 

Trinta atletas da equipe de futebol feminino de Volta Redonda, Guerreiras de Aço, fizeram doação de sangue no Hemonúcleo do Hospital São João Batista (HSJB) na manhã desta terça-feira, dia 14. A ação de solidariedade lembrou o Dia do Doador Voluntário de Sangue, comemorado no dia 25 de novembro.

 

De acordo com o coordenador das Guerreiras de Aço, Sabino Cunha, que também atua como coordenador de Transporte e Segurança no hospital, a equipe realiza outras campanhas solidárias durante o ano. “Aproveitamos a força de mobilização do grupo, formado hoje por 75 atletas entre 12 e 27 anos, para arrecadar alimentos, agasalhos e até livros para doação”, afirmou Sabino.

 

O Dia do Doador Voluntário de Sangue homenageia as pessoas que doam e também informa e conscientiza a população sobre a importância de ser um doador de sangue. E foi para ajudar a cumprir essa missão que a atleta Jennifer Marques Gonçalves, de 17 anos, esteve o Hemonúcleo do HSJB.

 

“Sou menor de idade, por isso, preciso da autorização de um responsável para fazer a doação. No lugar de trazer somente o documento, trouxe minha mãe e a convenci de também doar sangue”, disse Jennifer. A mãe, Márcia, acrescentou que incentiva as ações beneficentes do grupo e acha importante que as atletas sejam multiplicadoras de boas atitudes.

 

Andressa Maia Costas, de 16 anos, também fez a doação. Ela confessou um pouco de apreensão quando viu a agulha, mas não desanimou. “Se é para ajudar, vamos fazer”, falou a atleta.

 

O secretário de Saúde de Volta Redonda, Alfredo Peixoto, agradeceu a iniciativa das atletas do Guerreiras de Aço. “Foi uma bela atitude das meninas e espero que sirva de exemplo para outros grupos”, disse Alfredo, lembrando que o sangue doado é separado em diferentes componentes. “Isso significa que uma unidade (bolsa) coletada pode atender, pelo menos, três pessoas”.

 

A coordenadora do Hemonúcleo no Hospital São João Batista, Cristina Guimarães de Nascimento, ressaltou que na semana entre os dias 21 e 24 de novembro, a equipe da unidade vai intensificar a divulgação sobre a importância da doação de sangue nas escolas, universidades, dentro de hospitais e outros locais para incentivar a doação voluntária. “Esperamos, assim, conquistar novos doadores”, disse.

 

Ela lembrou ainda que todos os doadores do mês de novembro terão seu nome registrado na parede da solidariedade, montada especialmente pelo Dia do Doador Voluntário de Sangue. 

 

DICAS PARA DOAR SANGUE – Sentir-se bem, com saúde; apresentar documento com foto – em caso de menor de idade é necessária autorização do responsável, que pode ser adquirida no próprio hemonúcleo e apresentar documento original da pessoa que assinou o documento; ter entre 16 e 69 anos com peso acima de 50 quilos.

 

Estão impedidos de doar sangue quem teve diagnóstico de hepatite após os 11 anos de idade; mulheres grávidas ou que estejam amamentando; e pessoas expostas a doenças transmissíveis pelo sangue como AIDS, hepatite, sífilis e doença de Chagas.

 

No dia da doação é importante não estar em jejum; fazer repouso mínimo de seis horas na noite anterior à doação; não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação; evitar fumar por pelo menos duas horas antes e depois da doação; e evitar ingestão de alimentos gordurosos. 

 

Por Renata Borges com fotos de Evandro Freitas – Secom/VR

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444