Volta Redonda sedia oficina sobre segurança alimentar e nutricional
- Detalhes
- Publicado em Quinta, 09 Novembro 2017 17:55
Volta Redonda sedia oficina sobre segurança alimentar e nutricional
Município já é cadastrado no Sisan e participou de sensibilização para que outras cidades também aderirem
Volta Redonda sediou nesta quinta-feira, dia 9, o primeiro de uma série de dez encontros do evento “Oficinas Regionais – Fortalecendo o Sisan no Rio de Janeiro”. Realizado no auditório da prefeitura pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Social (SECTIDS), por meio da Superintendência de Segurança Alimentar e Renda, o evento tem como objetivo sensibilizar os municípios do Médio Paraíba para aderirem ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan).
A abertura da oficina foi feita pelo vice-prefeito e secretário de Ação Comunitária de Volta Redonda, Maycon Abrantes, que destacou o papel do município, que já é cadastrado no Sisan, em sensibilizar outras cidades da região. “Temos que mobilizar, porque essa questão da segurança alimentar afeta diretamente o cidadão. Quando conseguimos isso, melhoramos a qualidade e a condição de vida das pessoas e damos mais oportunidades delas crescerem mais saudáveis, além de ser um trabalho de prevenção”, explicou Maycon.
A oficina contou na parte da manhã com apresentação do trabalho desenvolvido em Volta Redonda através da coordenação de segurança alimentar da Smac, além de dinâmicas com interação com o público presente. Na parte da tarde, o foco foi contextualizar, explicar como funciona a política de segurança alimentar no estado e como aderir ao Sisan.
“Convidamos a gestores, servidores, e representantes da sociedade civil, principalmente de outros municípios, para estabelecer esse primeiro contato. O principal objetivo dessa política é trabalhar, através de planos de segurança alimentar e nutricional, nas esferas governamentais. É importante a parceria de quem pesquisa, de quem aponta demandas, é fundamental a participação social”, conta a nutricionista da SECTIDS, Kátia Cardoso, que ministrou a oficina.
Dentre os participantes, estava a diretora do Departamento de Vigilância Socioassistencial da Secretaria de Assistência Social de Barra do Piraí, Gilvane Mazza Ribeiro. “Estamos vindo para conhecer, ver o que a gente pode agregar dentro do município. A gente tem um mapeamento das vulnerabilidades sociais e queremos agregar ao nosso trabalho um pouco sobre segurança alimentar”.
O prefeito Samuca Silva destacou o papel do município de investir na política de segurança alimentar. “Volta Redonda, ao lado de Duque de Caxias, são as únicas cidades que aderiram ao Sisan. Estamos sempre buscando estar um passo à frente, pela estrutura, pelo tamanho de nossa cidade e pela organização que temos na Smac (Secretaria Municipal de Ação Comunitária)”, concluiu.
Por Raphael Martiniano, com fotos de Evandro Freitas / Secom VR
Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444