Samuca Silva quer regulamentar a coleta seletiva de Volta Redonda

Samuca Silva quer regulamentar a coleta seletiva de Volta Redonda

Ideia do prefeito é dar total autonomia e sustentabilidade financeira às cooperativas de recicláveis da cidade

 

A prefeitura de Volta Redonda enviará à Câmara Municipal um projeto de lei para regulamentar as políticas públicas voltadas à coleta seletiva do município. O envio do projeto, que será em regime de urgência e preferência, acontecerá ainda esse ano. Na futura legislação, caso seja aprovada no Legislativo, será formalizado um comitê para desenvolver as diretrizes da política para o setor. As informações foram dadas pelo prefeito Samuca Silva, durante uma reunião nesta terça-feira, dia 31, no Palácio 17 de Julho.

 

“Com uma lei, independente do prefeito, a política voltada à coleta seletiva continuará, beneficiando as cooperativas da cidade. Elas não ficarão a mercê de ações governamentais. Nossa ideia é que as cooperativas sejam auto-sustentáveis”, afirmou o prefeito Samuca Silva.  

 

Participaram do encontro os defensores públicos João Helvécio (Estadual) e Cláudio Luiz Santos (Federal), além dos secretários municipais Júlio Andrade (Planejamento), Daniela Vasconcelos (Meio Ambiente) e Augusto César Nogueira (Procurador Geral do Município). O professor da UFF, Luís Henrique Abegão, responsável pela incubadora do órgão federal também participou da reunião. Todos concordaram com a ideia do projeto de lei e a criação do comitê.

 

No próximo dia 13, segunda-feira, eles visitarão três galpões no bairro Voldac, numa localidade conhecida como Pedreira, para um possível local para separação dos materiais recicláveis. Representantes das três cooperativas também serão convidados para conhecerem o local.

 

“A decisão será em conjunto. Não podemos tomar a decisão sem a aprovação deles. Mas a ideia é centralizar o local de separação dos recicláveis. Precisamos realizar também cursos e palestras aos cooperativados para capacitá-los no ponto de vista administrativo”, disse o prefeito Samuca Silva.

 

Outra ideia do grupo é que seja criado, em cada região da cidade, os ‘Pontos de Entrega Voluntária’ (PEV) e reforçar a cultura aos moradores de separar os lixos recicláveis dos orgânicos, conforme disse o prefeito. O governo pretende também intensificar as campanhas de educação ambiental na rede municipal de ensino.   

 

Por André Aquino, com foto Gabriel Borges

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444