
Prefeitura de Volta Redonda promove Caminhada Contra o Câncer
Postos de Saúde atenderam durante todo o sábado para preventivos e pedidos de mamografia
Uma grande caminhada contra o câncer foi realizada hoje em Volta Redonda. A concentração começou cedo na praça Pandiá Calógeras, na Vila Santa Cecília. As mulheres eram a maioria e a coordenação estava a cargo da Secretaria Municipal de Políticas Para Mulheres, Idosos e Direitos Humanos, Junto com a Secretaria Municipal de Saúde.Segundo a Guarda Municipal, cerca de 400 pessoas participaram do evento
As mulheres promoveram um apitaço e desceram a Rua 33 cantando e dançando para despertar a atenção para o segundo Dia D da campanha Outubro Rosa, contra o câncer e de incentivo aos exames preventivos.
Se detectada a doença logo no início, as possibilidades de tratamento e cura são bem maiores, segundo os profissionais de Saúde.
Dayse Penna, Secretária da Mulher, frisou que o objetivo. “Queremos chamar a atenção das mulheres para que elas cuidem mais da própria saúde, porque esta é uma atitude de amor para si e para a família fazer rotineiramente os exames preventivos contra a doença que ataca as mulheres”.
Alguns homens e crianças também participaram da Caminhada. O engenheiro Erick Andrian, 39 anos, disse que há 4 anos perdeu a mãe vítima de um câncer no colo do útero:
“Esta é uma causa muito nobre e para todos que buscam essa conscientização, da necessidade dos exames preventivos. Infelizmente, quando a doença foi descoberta, já era tarde demais. Somos iguais doenças, onde a prevenção é fundamental”, enfatizou.
A Caminhada foi aprovada pelo público:
“É preciso fazer os exames uma ou duas vezes no ano”, afirma dona Maria das Graças, 69 anos. “Ninguém sabe o dia de amanhã, por isto homens e mulheres devem adotar a prevenção para viver com saúde, ter uma boa alimentação, amar mais, sorrir mais”, frisou Ricardo mariano, 51 anos, técnico de manutenção.
“Eu faço exames preventivos de 6 em 6 meses. Não podemos nos descuidar”, comenta Elaine Carvalho, 44 anos.
O SAAE( Serviço de Autônomo de Água e Esgoto) fez a distribuição de água na Praça Brasil, onde alguns exames médicos foram colocados à disposição das pessoas interessadas pelos parceiros do evento.
O secretário municipal de Saúde, Alfredo Peixoto, lembra que a campanha Outubro Rosa está chegando ao final, mas as unidades de saúde do município continuam fazendo os exames que as mulheres precisam:
“A prevenção tão necessária, continua pelas equipes no posto de saúde mais próximo da residência nos dias úteis, de segunda a sexta feira. A prevenção é o melhor tratamento para uma boa saúde”, concluiu.
Uma das enfermeiras que trabalhou na campanha neste sábado lembrou que os exames preventivos para mulheres contra o câncer de mama, colo do útero são focados na faixa etária dos 25 a 65 anos de idade, conforme portaria do Ministério da Saúde. A mamografia deve ser feita a partir dos 40 anos, mas se houver na família casos de câncer, os exames podem ser antecipados.
Texto de Jose Afonso Gonçalves, fotos de Evandro Freitas