Prefeitura de Volta Redonda promove Caminhada Contra o Câncer

Prefeitura de Volta Redonda promove Caminhada Contra o Câncer


Postos de Saúde atenderam durante todo o sábado para preventivos e pedidos de mamografia


Uma grande caminhada contra o câncer foi realizada hoje em Volta Redonda. A concentração começou cedo na praça Pandiá Calógeras, na Vila Santa Cecília. As mulheres eram a maioria e a coordenação estava a cargo da Secretaria Municipal de Políticas Para Mulheres, Idosos e Direitos Humanos, Junto com a Secretaria Municipal de Saúde.Segundo a Guarda Municipal, cerca de 400 pessoas participaram do evento

As mulheres promoveram um apitaço e desceram a Rua 33 cantando e dançando para despertar a atenção para o segundo Dia D da campanha Outubro Rosa, contra o câncer e de incentivo aos exames preventivos.

Se detectada a doença logo no início, as possibilidades de tratamento e cura são bem maiores, segundo os profissionais de Saúde.

Dayse Penna, Secretária da Mulher, frisou que o objetivo. “Queremos chamar a atenção das mulheres para que elas cuidem mais da própria saúde, porque esta é uma atitude de amor para si e para a família fazer rotineiramente os exames preventivos contra a doença que ataca as mulheres”.

Alguns homens e crianças também participaram da Caminhada. O engenheiro Erick Andrian, 39 anos, disse que há 4 anos perdeu a mãe vítima de um câncer no colo do útero:

“Esta é uma causa muito nobre e para todos que buscam essa conscientização, da necessidade dos exames preventivos. Infelizmente, quando a doença foi descoberta, já era tarde demais. Somos iguais doenças, onde a prevenção é fundamental”, enfatizou.

A Caminhada foi aprovada pelo público:

“É preciso fazer os exames uma ou duas vezes no ano”, afirma dona Maria das Graças, 69 anos. “Ninguém sabe o dia de amanhã, por isto homens e mulheres devem adotar a prevenção para viver com saúde, ter uma boa alimentação, amar mais, sorrir mais”, frisou Ricardo mariano, 51 anos, técnico de manutenção.

“Eu faço exames preventivos de 6 em 6 meses. Não podemos nos descuidar”, comenta Elaine Carvalho, 44 anos.

O SAAE( Serviço de Autônomo de Água e Esgoto) fez a distribuição de água na Praça Brasil, onde alguns exames médicos foram colocados à disposição das pessoas interessadas pelos parceiros do evento.

O secretário municipal de Saúde, Alfredo Peixoto, lembra que a campanha Outubro Rosa está chegando ao final, mas as unidades de saúde do município continuam fazendo os exames que as mulheres precisam:

“A prevenção tão necessária, continua pelas equipes no posto de saúde mais próximo da residência nos dias úteis, de segunda a sexta feira. A prevenção é o melhor tratamento para uma boa saúde”, concluiu.

Uma das enfermeiras que trabalhou na campanha neste sábado lembrou que os exames preventivos para mulheres contra o câncer de mama, colo do útero são focados na faixa etária dos 25 a 65 anos de idade, conforme portaria do Ministério da Saúde. A mamografia deve ser feita a partir dos 40 anos, mas se houver na família casos de câncer, os exames podem ser antecipados.

Texto de Jose Afonso Gonçalves, fotos de Evandro Freitas

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444