Secretaria de Saúde de Volta Redonda promove ação de conscientização em prol do Dia Mundial de Combate ao AVC

Secretaria de Saúde de Volta Redonda promove ação de

conscientização em prol do Dia Mundial de Combate ao AVC

Profissionais de educação física e nutrição do UniFOA

participaram da ação, realizada na Policlínica

 

No dia 29 de outubro é comemorado o Dia Mundial de Combate ao AVC (Acidente Vascular Cerebral) e para marcar a data foi realizada uma ação de conscientização na manhã desta sexta, dia 27, na recepção da Policlínica, no bairro Aterrado. Entre as atividades realizadas estavam: aferição de pressão, checagem de peso e altura, teste de glicose, além de orientações com profissionais de educação física e nutricionistas. Profissionais de educação física e nutrição do UniFOA (Centro Universitário de Volta Redonda), participaram da ação.

 

Hábitos simples, realizados com disciplina e freqüência podem reduzir as chances de um AVC. Caminhadas e alimentação balanceada também são grandes aliados da boa saúde. A aposentada Marlene Pereira da Silva, de 76 anos, é um exemplo. Ela mora no bairro São João, mas contou que sempre vai a pé para realizar consultas na Policlínica.

 

“O médico recomendou que eu fizesse caminhada, então já faz uns seis meses que só venho a pé e não fico mais cansada. Além disso, estou cuidando da minha alimentação, que agora é bem mais saudável. Recomendo esses hábitos para as outras pessoas, porque só assim a gente vive melhor”, contou dona Marlene.

 

“Vim na Policlínica fazer uma consulta e tive a surpresa de ver esse evento. Fiquei feliz, pois aproveitei para ver meu peso e a pressão. Graças a Deus está tudo bem”, disse o pedreiro Máximo Viana.

 

A principal dica da nutricionista e professora de educação física, Patricia Cortez, é que as pessoas façam do alimento correto o seu remédio. “Devemos estar atentas quanto ao consumo de alimentos industrializados. Recomendo consumir verduras, legumes, fibras e frutas, e menos açúcar. O ideal é alinhar boa alimentação e exercícios. Após passar por um médico, as pessoas devem buscar uma atividade que lhe proporcione prazer e também buscar ajuda de um professor de educação física”, destacou a nutricionista.  

 

“A prevenção sempre será o melhor remédio e mudar o estilo de vida pode ajudar a reduzir os riscos de um AVC. A Secretaria de Saúde de Volta Redonda investe e incentiva essas ações, pois devemos alertar a população sobre os tratamentos e prevenção da doença. É importante que as pessoas mantenham seus exames em dia, principalmente os homens, que, historicamente, acabam deixando a saúde lado”, disse o secretário de Saúde de Volta Redonda, Alfredo Peixoto. 

 

Por Simone Freitas, com fotos de Evandro Freitas / Secom VR

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444