Edital do projeto ‘Afro Rua’ é lançado em Volta Redonda

Edital do projeto ‘Afro Rua’ é lançado em Volta Redonda

Governo Municipal quer promover inclusão social, cultura, diversão e arte nos bairros

 

O lançamento do edital para a seleção de jovens microempreendedores individuais negros para o projeto ‘Afro Rua’ aconteceu na tarde desta quinta-feira, dia 26, no Memorial Zumbi, na Vila Santa Cecília. O programa consiste na ocupação cultural afro (culinária, moda, beleza, audiovisual e produção cultural) de 11 quiosques na entrada do bairro Vila Brasília. O prefeito Samuca Silva participou do lançamento e falou sobre a importância da valorização da cultura afro e da ocupação dos espaços nas comunidades.

“O mérito do projeto é todo da equipe da secretaria de Cultura, que me apresentou a proposta no início do ano, acrescentando a demanda Banco VR de Fomento sobre os quiosques desocupados da localidade. Esse o governo valoriza os bairros e a inclusão social. Levamos cultura, diversão e arte aos bairros. Agora, é fomentar as inscrições do ‘Afro Rua’ e, acima de tudo, colocar em prática o projeto que é sustentável”, discursou o prefeito.

Podem participar do edital, jovens na faixa etária de 18 a 32 anos (pessoas físicas). O objetivo é integrar, num mesmo espaço físico, programas e ações culturais, práticas empreendedoras e qualificação para o mercado de trabalho, conforme explicou Aline Ribeiro, secretária municipal interina de Cultura. “Para isso teremos como parceiros o Sebrae que ao longo de todo processo fornecerá assessoria, cursos e oficinas aos que adquirirem os quiosques”, disse ela.

As inscrições serão gratuitas e podem ser feitas até 18 de novembro de 2017, com a entrega de envelope lacrado contendo formulários preenchidos e demais documentos.     

Adelaide Maria Afonso, presidente do Conselho Municipal de Igualdade Racial, elogiou a iniciativa do governo. “A maior carência da comunidade negra é a de acesso às oportunidades. E esse governo vem criando essa oportunidade. A maioria dos empreendedores são mulheres negras e Volta Redonda está antenada à realidade do país. É uma grande oportunidade de geramos renda e emprego”, destacou.

 

Por André Aquino, com foto Gabriel Borges / Secom VR

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444