Viagem da Terceira Idade e Hospital do Idoso em Volta Redonda estão garantidos para este ano

Viagem da Terceira Idade e Hospital do Idoso em Volta Redonda

estão garantidos para este ano

Anúncio foi feito em Comemoração pelo Dia do Idoso

 

Parte dos 300 usuários da Policlínica da Melhor Idade, que funciona no Jardim Paraíba, participou na manhã desta terça-feira, dia 03, de um café da manhã festivo pelo Dia do Idoso, comemorado no último dia 01 de outubro. Durante o evento, organizado pela Secretaria de Saúde de Volta Redonda, no Clube Náutico, no Aterrado, os idosos receberam duas notícias importantes: a garantia da Viagem da Terceira Idade e a implantação do Hospital do Idoso.

 

A primeira foi anunciada pelo vice-prefeito e secretário de Ação Comunitária de Volta Redonda, Maycon Abrantes. Ele lembrou que a valorização da terceira idade é um compromisso da gestão do prefeito Samuca Silva. “Dia do idoso é todo dia. Temos que cuidar daqueles que contribuíram com a nossa formação e ajudaram a construir a nossa cidade”, disse, anunciando em seguida que a Viagem da Terceira Idade está garantida para este ano.

 

O secretário de Saúde de Volta Redonda, Alfredo Peixoto, acrescentou que o tratamento adequado ao idoso é prioridade. “A aplicação de políticas públicas para garantir melhor qualidade de vida e a superação da expectativa de vida em relação à média brasileira são objetivos. Em breve teremos o Hospital do Idoso, que dará um atendimento muito ampliado se comparado à Policlínica da Melhor Idade”, disse o secretário.

 

A festa teve café da manhã, música, dança e a participação especial da usuária da policlínica, Clarinda Soares Braz, que cantou à capela “Além do Arco-Íris”, versão em português da música da trilha do filme “O Mágico de Oz”. “Gosto muito do atendimento na Policlínica da Melhor Idade. Quis fazer uma homenagem aos funcionários e aos colegas”, disse.

 

Eva Maria Campos Gomes foi uma das primeiras a chegar. “Estou há um ano em tratamento na policlínica. Faço as consultas com geriatra, mas o que mais gosto é da Oficina da Memória”, afirmou. O casal, Maria do Socorro e Dirceu Martins Sarmento, que frequenta a unidade há sete anos, também é fã da Oficina da Memória. “Fazemos exercícios que estimulam o cérebro e ativam nossa memória”, acredita dona Maria.

 

 

Oficina da Memória

 

A Oficina da Memória é um programa voltado para idosos que apresentam queixas leves de esquecimento. Três grupos com vinte usuários têm encontros semanais na policlínica. Nas reuniões são realizados exercícios cognitivos para trabalhar o cérebro e ativar a memória. Os grupos da Oficina da Memória são anuais e, normalmente, iniciam as reuniões em fevereiro. Os idosos interessados devem fazer as inscrições na sede da policlínica durante o ano.

 

A Policlínica da Melhor Idade ainda oferece oficina de artesanato, que é realizada por professoras voluntárias. E o grupo Reviver, coordenado por uma psicóloga, que é voltado para idosos com quadro e depressão.

 

A Policlínica

 

A unidade é referência em atendimento ao idoso com equipe multidisciplinar tendo a geriatria como destaque. Os idosos, com mais de 60 anos, são recebidos na policlínica encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde e de Saúde da Família. A partir daí, é seguido um protocolo que, entre outras coisas, prevê que o usuário da Policlínica do Idoso tenha mais de três patologias, apresente demência ou doenças como Parkinson.

 

Quando chega à unidade, primeiramente, o idoso é encaminhado para um dos sete geriatras da equipe, que vai definir o tratamento e fazer os encaminhamentos que achar necessário. Na policlínica atuam neurologista, nutricionista, psicólogos e uma equipe de enfermagem para atender os usuários.

 

Por Renata Borges com fotos de Evandro Freitas – Ascom/VR

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444