Fevre leva planetário para Vila Santa Cecília
- Detalhes
- Publicado em Quarta, 13 Setembro 2017 17:26
Fevre leva planetário para Vila Santa Cecília
Fundação Educacional de Volta Redonda quer popularizar a astronomia
Em uma viagem ao espaço. Foi assim que as mais de mil pessoas se sentiram ao passar pelo planetário inflável montado pela Fevre (Fundação Educacional de Volta Redonda), nesta quarta-feira, dia 13, no térreo da Biblioteca Municipal Raul Leoni, na Vila Santa Cecília. A ação, realizada em parceria com o IFRJ (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro), reuniu estudantes das redes de ensino pública e particular da cidade, além da população em geral. A iniciativa faz parte do programa ‘Fevre – De Olho no Céu’.
Além do planetário, as pessoas participaram de uma oficina ministrada pelo aluno do IFRJ, André Maia, sobre a história do telescópio e da astronomia em geral. Segundo o presidente da Fevre, Eduardo Dessupoio, o principal objetivo é popularizar a astronomia e divulgar o projeto da fundação, que acontece às quartas-feiras, no Colégio Getúlio Vargas. “A observação dos astros e estrelas mexe com o imaginário das pessoas. O projeto surgiu a partir da obtenção de um telescópio Celestron, de alta resolução, para a observação do céu. Às quartas, os interessados tem uma palestra sobre o tema e depois vão para o observatório”, contou Eduardo.
Após assistirem a oficina, as pessoas puderam observar em detalhes, através do telescópio, as chamas e atmosfera do Sol, já que o evento foi realizado durante o dia. Dentro do planetário, a aluna do Colégio José Botelho de Athayde, Fátima Miguel Almeida Dornelas, de 11 anos, contou que parecia que estava flutuando pelo universo. “O planetário me deixou emocionada. Antes mesmo de entrar eu já havia ficado curiosa de como seria. Definitivamente, uma sensação única. Estamos vendo coisas que estudamos na sala de aula e aprendendo mais ainda sobre elas”, disse.
A secretária municipal de Educação, Rita de Cássia Andrade, elogiou a iniciativa. “Divulgar este tipo de projeto é uma das funções das escolas, universidades e instituições de ensino. É um aprendizado único e a Educação, como um todo, sai ganhando”, concluiu.
O projeto – ‘Fevre – De Olho no Céu’ foi criado para possibilitar a toda população de Volta Redonda a visualização da Lua e demais planetas visíveis.
O projeto tem como objetivo introduzir a ciência da Astronomia de uma maneira atraente, através de recursos observacionais (telescópio), audiovisuais e multimídia. Para as observações, as pessoas têm acesso a um mirante existente no terraço do Colégio Getúlio Vargas, que oferece total segurança para que eles tenham uma visão privilegiada do céu.
Por Filipe Cury, com fotos de Geraldo Gonçalves - Secom/VR
Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444