Comunidade do Santa Bárbara vai receber água potável
- Detalhes
- Publicado em Quarta, 30 Agosto 2017 10:28
Comunidade do Santa Bárbara vai receber água potável
Moradores participaram do Orçamento Participativo e garantiram a obra
Com 59 anos, dona Eunice Maria Batista, busca água na mina do vizinho quase todos os dias. Quando ela não pode, os filhos e netos ajudam. Todos moram na mesma casa, na comunidade do Santa Bárbara, que fica logo depois do Roma II, em Volta Redonda. A comunidade rural não possui água potável e nem rede de esgoto. Além da necessidade de buscar água em poços artesianos ou minas, os moradores precisam utilizar fossas ou o esgoto é jogado in natura no Rio Brandão, que corta a localidade.
Essa situação está prestes a mudar. É que este ano, a Prefeitura de Volta Redonda realizou o Orçamento Participativo Digital e os moradores puderam votar nas obras mais necessárias para o bairro. Desta vez, o saneamento básico, que era uma necessidade de mais de 40 anos, vai ser atendida. A obra foi a segunda mais votada no bairro e está entre as 564 propostas aprovadas pelo OP.
Essas obras já entraram no Orçamento Participativo e estamos em fase de precificação das prioridades que foram eleitas pela população, contou o secretário municipal de Planejamento, Transparência e Modernização da Gestão, Júlio Andrade, explicando que cada bairro pode incluir até cinco prioridades.
Para fazer o acompanhamento desse processo de precificação e das obras, no dia 05 de agosto, no I Fórum do OP, foi eleito o Comitê Orçamentário Participativo, que é composto por representantes da sociedade civil, associações de moradores e movimentos sociais. Pela primeira vez, Volta Redonda tem um comitê assim, formado em sua maioria por membros da sociedade civil, com o objetivo de fiscalizar o andamento do que foi decidido democraticamente, por meio do Orçamento Participativo, esclareceu o prefeito Samuca Silva, que ressaltou a alegria de poder levar saneamento básico à comunidade do Santa Bárbara.
Esses moradores estão há anos vivendo sem o mínimo, que é ter saneamento básico. O Orçamento Participativo serve exatamente para isso, dar voz a quem não conseguia chegar ao governo municipal e expor suas necessidades. Os moradores do Santa Bárbara vão poder ter água potável e não precisarão mais despejar o esgoto no rio (o que prejudica o meio ambiente), como todo cidadão volta-redondense, enfatizou Samuca.
Segundo a secretaria de Planejamento, 16% da população que participou do OP solicitaram ainda a reforma ou construção de praças e áreas de lazer e 7% a implantação de ciclovia e ciclofaixas pela cidade. Outra grande demanda é a reforma de escolas municipais, que somam 6% das solicitações dos participantes.
Mesmo sem entender perfeitamente os números, o produtor de leite Paulo de Fátima da Silva já comemora. Eu não tenho, atualmente, como garantir 100% da qualidade do meu queijo, por exemplo, porque uso água de mina em minha propriedade. Em época de seca, nem água direito temos. Mas, assim que a obra for realizada, vai melhorar muito o meu trabalho, garantiu.
Por Thaissa Costa, com fotos de Geraldo Gonçalves / Secom VR
Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444