Núcleo de Hemoterapia do Hospital São João Batista necessita de doadores de sangue

Núcleo de Hemoterapia do Hospital São João Batista

 necessita de doadores de sangue

Campanha “Junho Vermelho” espera sensibilizar novos voluntários

 

 

Conforme o calendário da OMS (Organização Mundial de Saúde), esse mês é considerado o “Junho Vermelho”. A data foi escolhida porque no dia 14 de junho comemora-se o Dia Mundial do Doador de Sangue e também porque é justamente nessa época do ano que o número de doadores mais cai. Para incentivar novos doadores o Núcleo de Hemoterapia de Volta Redonda, que funciona no Hospital São João Batista, está fazendo um apelo a todas as pessoas que se encaixem no perfil de doador.

 

O aposentado Cosme Damião tem 69 anos, e há mais de 40 anos, doa sangue. Esse ano ele deixará de ser doador devido a idade, já que atingiu a idade limite para a doação, mas ele já preparou um sucessor.  “Meu sangue é O negativo. Quem tem esse tipo sanguíneo é considerado doador universal. Meu filho tem o mesmo tipo de sangue, então eu o incentivei a ser doador e deu certo. Ele tem 25 anos e sempre que eu vou doar ele vai comigo. É um gesto gratificante, eu me sinto honrado em saber que estou ajudando a salvar vidas. Minha esposa também é doadora”, disse o aposentado.

 

São atitudes nobres como a do Sr. Cosme que o Núcleo de Hemoterapia espera despertar em mais pessoas. A coordenadora do local, a enfermeira Cristina Guimarães do Nascimento, criou a “Árvore da Solidariedade”, como forma de homenagear os doadores.

 

“Essa ideia foi algo simples que nós criamos, mas uma forma carinhosa de lembrar de quem contribuiu com o Banco de Sangue. Nós começamos a colocar os nomes no dia 1º de junho e já temos 232 nomes”, comentou a enfermeira.

 

Durante todo o mês de junho, o Núcleo de Hemoterapia vai desenvolver ações educativas visando conscientizar as pessoas sobre a importância da doação de sangue. Atualmente, a média de coleta é de 25 a 30 bolsas de sangue por dia. A quantidade é muito baixa, considerando que o Núcleo de Hemoterapia atende a seis instituições: Hospital São João Batista; Hospital Municipal Dr. Munir Rafful; HIMJA (Hospital Infantil Maternidade Jardim Amália); agência transfusional de Piraí; Hospital Municipal de Pinheiral e Hospital de Rio Claro. 

  

“Se cada pessoa doasse sangue pelo menos duas vezes ao ano, os hemonúcleos teriam hemocomponentes para atender toda a população. O sangue não tem substituto, por isso precisamos muito da ajuda de todos. Doar sangue é um ato simples, tranquilo e seguro, que não provoca prejuízo a saúde”, concluiu a enfermeira Cristina.

 

O que é preciso para ser um doador de sangue?

 

* Idade entre 16 e 69 anos

* Pesar mais de 50 Kg

* Apresentar documento oficial com foto

* Evitar alimentos gordurosos

* Não é necessário estar de jejum

 

Importante: Homens podem doar sangue a cada dois meses. As mulheres podem doar de três em três meses.

 

O Núcleo de Hemoterapia de Volta Redonda fica na Rua Nossa Senhora das Graças, nº 235, São Geraldo, anexo ao Hospital São João Batista e funciona para a coleta de segunda a sexta, das 7h às 13h. O telefone do Núcleo é (24) 3339-4242, ramal 325.

    

 

Por Simone Freitas / Ascom VR

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444