Homens doam mais sangue que mulheres, em Volta Redonda

Homens doam mais sangue que mulheres, em Volta Redonda

68% das doações do Hemonúcleo são feitas por homens; unidade atende mensalmente, cerca de 560 pessoas

 

O Núcleo de Hemoterapia de Volta Redonda tem 68% de seus doadores pertencentes ao sexo masculino e apenas 32% do sexo feminino. Os dados são da secretaria de Saúde de Volta Redonda. A importância de doar sangue é sempre lembrada pela equipe do Banco de Sangue, que funciona no Hospital São João Batista. A unidade precisa de 25 a 30 doações diárias para que consiga atender aos cinco centros, além do HSJB: Hospital do Retiro; pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde) que fazem tratamento oncológico no Himja; Hospital Municipal de Pinheiral; Hospital Municipal de Rio Claro; e a agência transfuncional Hospital Flávio Leal, em Piraí .

“Quem doa sangue é por alguns minutos, já quem recebe é para a vida inteira”, incentiva a coordenadora do Núcleo de Hemoterapia de Volta Redonda, Cristina Guimarães do Nascimento. De janeiro até abril, o hemonúcleo atendeu, mensalmente, 560 pessoas, gerando um total de 460 bolsas coletadas.

Desde 2010 na coordenação, Cristina explicou que a demanda é cada vez maior. Segundo a enfermeira, o número de cirurgias, acidentes, vítimas de tentativas de homicídio e agressões subiu nos últimos anos e o atendimento a estes casos exige uma mobilização diferente por parte das pessoas. “A doação de sangue é voluntária. O nosso objetivo é estimular para que isso ocorra com mais freqüência. E como se estimula? Conscientizando a população”, enfatizou.

A transfusão de sangue

É importante manter sempre abastecidos os Núcleos de Hemoterapia. Para doar, é necessário que a pessoa tenha entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos, evitar alimentos gordurosos e apresentar um documento oficial com foto.

Não é necessário estar em jejum. Caso o doador seja adolescente, é necessário que apresente um termo de autorização dos pais ou responsáveis. 

Saúde é prioridade

A secretária de Saúde, Márcia Cury, destacou a importância de ser um doador. “Doar sangue é uma atitude necessária, de cidadania, solidariedade e amor. Um excelente trabalho dos profissionais do Hemonúcleo de nossa cidade”, disse.

Por Filipe Cury, com fotos de Geraldo Gonçalves – Ascom/VR

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444