Secretaria de Políticas Públicas para Mulher, em Volta Redonda, será ampliada

Secretaria de Políticas Públicas para Mulher, em Volta Redonda, será ampliada

Samuca Silva quer uma “super secretaria” que trabalhe também pela igualdade racial, diversidade e no atendimento a deficientes físicos

 

A fim de iniciar o trabalho para a ampliação da secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres de Volta Redonda, a secretária da pasta Dayse Penna, reuniu-se, na última semana, com representantes do Conselho Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (COMUPPIR) e do Movimento Volta Redonda sem Homofobia. “A intenção do governo municipal é institucionalizar as políticas públicas no município para melhorar a atuação nesse setor”, informou a secretária.

 

O vice-presidente do COMUPPIR, Sérgio Gabriel dos Santos, disse que o objetivo do conselho é trabalhar em parceria com o governo municipal para melhorar as políticas públicas no município. “É preciso ter muita sensibilidade e vontade política para fazer acontecer”, comentou, ressaltando que, atualmente, o Memorial Zumbi enfrenta diversos problemas de conservação.

 

A presidente do conselho, Adelaide Maria Afonso Máximo, entregou à secretária uma série de demandas, incluindo as do Memorial, mas também sobre as necessidades do grupo representado, como a realização da Conferência Municipal de Políticas Públicas de Promoção da Igualdade Racial. “Não podemos ficar apenas em uma secretaria, porque temos necessidades em vários setores, que vão desde a Cultura até a Saúde, mas esperamos que essa seja a melhor solução para fazer valer nossos direitos”, disse Adelaide, que ressaltou a importância de permitir que o Memorial Zumbi seja utilizado com maior autonomia pelo COMUPPIR.

 

Ações para a diversidade no município

 

A secretária municipal de Políticas Públicas também conversou com o idealizador e responsável pelo movimento, Natã Teixeira Amorim. Após anos de criação, a expectativa do grupo é transformar o movimento em uma ONG. “Perdemos algumas verbas porque o governo passado queria formar um grupo de trabalho aqui na prefeitura, mas nenhum dos projetos foi adiante e queremos mais autonomia”, afirmou Natã. “No entanto, é importante que trabalhemos juntos para que a comunidade LGBT de Volta Redonda seja, realmente, beneficiada”, acrescentou.

 

Dayse salientou que a intenção é que os projetos sejam desenvolvidos em parceria com as entidades representativas. “Precisamos resolver as questões burocráticas, formalizar a secretaria e aí sim, começar a desenvolver os projetos. Nossa intenção é construir junto com a população as políticas públicas em Volta Redonda”, finalizou.

 

 

Por Thaissa Costa com fotos de Gabriel Borges / Ascom VR

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444