Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres de Volta Redonda apresenta projetos para as representantes de associações de moradores

Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres de Volta Redonda apresenta projetos para as representantes de associações de moradores

Prefeito fez questão de participar do encontro e se emocionou em vários momentos

 

Com o objetivo de apresentar às representantes das associações de moradores de Volta Redonda os projetos existentes na secretaria municipal de Políticas Públicas para Mulheres e a estrutura do espaço, a secretária da pasta, Dayse Penna, realizou nesta quinta-feira, dia 19, o Café Mulher. O evento contou com a presença do comandante da Guarda Municipal Paulo Henrique Dalboni; da presidente da Fundação Beatriz Gama, Cláudia Dornellas; e da vereadora Rosana Bergone. A surpresa ficou por conta da presença do prefeito Samuca Silva, que fez questão de comparecer ao café.

"O Samuca estar aqui é super importante, mostra que o poder público se preocupa com a mulher e quer tomar medidas para melhorar as políticas públicas. Precisamos de harmonia com todos. O prefeito estando aqui nesse primeiro evento oficial, indica que ele está do nosso lado nessa luta", afirmou a secretária.  

Samuca falou do seu comprometimento com a secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres e garantiu que pretende torná-la uma super secretaria que possa atingir mais pessoas "Fiquei muito emocionado. A energia das pessoas que estão aqui e do local é muito boa. Deixo claro meu comprometimento com a secretaria e pretendo ampliar para que ela atenda também igualdade racial, diversidade, atendimento aos deficientes físicos e à terceira idade. Sei da importância desse local e do quanto as mulheres precisam disso", garantiu o prefeito. 

A secretaria conta com estrutura para recepcionar a mulher que sofreu algum tipo de violência, passando por atendimento jurídico e psicológico e, em casos mais graves, a Casa Abrigo - um serviço de atendimento sigiloso de acolhimento à mulher que tem risco iminente de morte e pode ser encaminhada aos órgãos de proteção à mulher "A casa foi montada para esse atendimento. A mulher pode levar seus filhos. Queremos que o processo de prevenção seja eficaz. Caso isso não aconteça, vamos abraçar e acolher essa mulher”, comentou Dayse.

O projeto ‘Patrulha Maria da Penha’ é pioneiro na região e conta com a participação da Guarda Municipal de Volta Redonda. Segundo a guarda Romaneli, a patrulha tem como função ajudar a manter a segurança de mulheres que já têm medidas protetivas da Lei Maria da Penha. "A patrulha é uma forma de coibir o homem que ronda a casa dessa mulher. Ela passando na rua e na comunidade, informa que ali tem segurança", contou.

 

Por Maria Clara Sales com fotos de Gabriel Borges / Ascom VR

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444