Aero Clube ganha Centro de Atividades Múltiplas

        Os moradores do bairro Aero Clube ganharam, na manhã desta terça-feira (dia 20), o novo Centro de Atividades Múltiplas (CAM) Diocélio da Silva, localizado na Rua Capitão Maurício de Medeiros, anexo à quadra de esportes do bairro. Cerca de 80 pessoas participaram da cerimônia de inauguração, que contou com a presença do prefeito Antonio Francisco Neto, de secretários municipais, do vereador eleito Buchecha, integrantes da Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac), entre outros. O CAM funcionará em conjunto com o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do bairro Voldac, que foi inaugurado há dois meses e vai atender a toda comunidade do bairro Aero Clube.

        “É uma alegria muito grande estar aqui podendo cumprir uma promessa. A luta maior foi do Grupo de Convivência Conviver. Eu prometi que faria aqui uma unidade para eles, mas não só para eles, para toda a comunidade do Aero Clube. Juntos, conseguimos fazer essa unidade maravilhosa”, apontou o secretário municipal de Ação Comunitária, Munir Francisco.

        Integrantes do grupo Conviver agradeceram ao governo municipal pelo novo espaço. “Estamos achando maravilhoso. Onde nos reuníamos era sempre improvisado, emprestado. Com muita luta, vontade e ajuda do secretário Munir  e do prefeito Neto, conseguimos e estamos muito felizes”, disse Marilene Alves de Menezes, coordenadora do Grupo de Convivência Conviver do bairro Aero Clube.

        Ex-coordenadora do grupo de convivência, a professora Adelaide Netto também falou sobre a conquista para o grupo. “A gente queria uma coisa nossa e passamos a trabalhar para que isso acontecesse. Insistimos bastante até que o Munir veio caminhar conosco para procurar um espaço. Então, pensamos: porquê não aqui, um espaço que estava sendo pouco utilizado. O Munir mandou os engenheiros e o local foi excelente, até porque está ao lado de uma quadra, onde nós nos exercitamos”.

        Durante a inauguração, Cláudia Novaes, que é gerente administrativa do Departamento de Proteção Básica (DPB) da Smac e representava a diretora do departamento, Rosane Marques, a Branca, agradeceu a parceria para que o CAM saísse do papel.

        “Em nome da nossa gestora, a Branca, que infelizmente não pôde estar aqui, desejamos parabéns para a comunidade. A nossa gratidão ao nosso prefeito por não medir esforços, aos secretários e aos nossos parceiros. Todas as realizações que conseguimos foram porque estamos sempre juntos. Ficamos felizes pela comunidade receber bem, entender as necessidades que têm e o quê esse espaço tem a oferecer”, disse para, em seguida, apresentar a equipe que vai trabalhar no CAM.

        CAM – De acordo com a diretora do Departamento de Proteção Básica da Smac, Rosane Marques, o CAM funcionará “com o apoio dos técnicos, psicólogos e assistentes sociais do centro social da Voldac, que é muito bem estruturado. O espaço é muito bom e foi revitalizado pela Smac. Neste local, vamos oferecer oficinas de trabalho e geração de renda, reuniões da comunidade e grupos da melhor idade, além de lazer, atividades de esportes e cultura” disse. “Os CAMs são construídos sempre que tivermos uma necessidade de atender à comunidade e a demanda for pequena, em média até 5 mil famílias”, explicou Rosane.

        A unidade terá a sua programação construída em conjunto com a comunidade, afirma o secretário de Ação Comunitária, Munir Francisco. “O local será um mini CRAS (Centro de Referência em Assistência Social), com uma equipe muito capacitada, que está à disposição dos moradores. As atividades desse CAM serão construídas junto e de acordo com a demanda de cursos e oficinas da comunidade”, adiantou o secretário, pontuando que juntamente com os estes quatro CAMs, e hoje, com 35 CRAS, Volta Redonda é a cidade no Estado do Rio com maior número de unidades de assistência social por habitante. “Atendemos em média mais de 100 mil pessoas através dos centros sociais”, finalizou o secretário.

        HOMENAGEM – Nascido no dia 4 de agosto de 1942 em Trimonte (atualmente São Luiz), distrito de Volta Grande (MG), Diocélio da Silva veio para Volta Redonda em 1955 e aqui viveu com esposa e filhos, demonstrando um intenso amor pela comunidade. Representando os familiares presentes, o filho Ângelo agradeceu a homenagem.

        “Quero agradecer ao prefeito Neto e ao Grupo de Convivência Conviver por ter indicado o nome de meu pai para nomear esse espaço. Todo mundo que conheceu meu pai e o ritmo de vida dele sabe, sem querer desmerecer ninguém, que ele é merecedor, porque realmente trabalhou pela comunidade do Aero Clube. A gente fica lisonjeado com essa homenagem do povo do Aero. Isso engrandece ainda mais a nossa família, saber que a indicação veio do povo, e agradeço também ao poder público pela aceitação da escolha”, disse emocionado.

        O prefeito Neto retribuiu o agradecimento. “Em nome do povo de Volta Redonda, eu queria agradecer muito por estarem nos permitindo prestar essa homenagem. Para o poder público é uma honra muito grande prestar homenagem às pessoas que sempre acreditaram no nosso município, que dedicaram a sua vida à essa comunidade, em prol do povo de Volta Redonda”.

 

 

 

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444