Índice de Bem-Estar Urbano dos Municípios Brasileiros aponta Volta Redonda como 1ª no Estado do Rio e 17ª no Brasil

Uma pesquisa realizada pelo Observatório das Metrópoles do IPPUR (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional) da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) – divulgada nesta terça-feira (dia 27), aponta Volta Redonda como a 1ª colocada no Estado do Rio  e a 17ª colocada no Brasil no Índice de Bem-Estar Urbano dos Municípios Brasileiros (IBEU-Municipal), entre os municípios com mais de 250 mil habitantes. A nota geral de Volta Redonda no IBEU-Municipal foi de 0,885.

O IBEU-Municipal pesquisou cinco aspectos das cidades: Mobilidade Urbana, Condições Ambientais Urbanas, Condições Habitacionais, Serviços Coletivos Urbanos, e Infraestrutura Urbana.

Na avaliação, as notas de zero a 0,500 correspondem às condições muito ruins; de 0,501 a 0,700, condições ruins; de 0,701 a 0,800, condições médias; de 0,801 a 0,900, condições boas; e as notas de 0,901 a 1 correspondem a condições muito boas.

No IBEU Mobilidade Urbana, que indica quanto tempo a população leva no percurso entre a casa e o trabalho, Volta Redonda recebeu nota 0,918. O tempo considerado adequado é de uma hora. O IBEU Condições Ambientais Urbanas – que avalia arborização do entorno dos domicílios; existência de esgoto a céu aberto no entorno dos domicílios; e lixo acumulado no entorno dos domicílios, o município recebeu a nota 0,858.

O IBEU Condições Habitacionais pesquisou cinco indicadores - aglomerados subnormais; densidade domiciliar – razão entre numero de pessoas no domicilio e numero de dormitórios; densidade morador/banheiro (até 4 pessoas por banheiro é o considerado adequado); material das paredes dos domicílios (é considerado adequado o domicilio cujas paredes externas são do tipo de alvenaria com revestimento ou madeira apropriada para construção); e espécie do domicílio (são adequados os domicílios do tipo casa, casa de vila, condomínio ou apartamento). Neste quesito, Volta Redonda obteve pontuação de 0,876.

Em relação ao IBEU Serviços Coletivos Urbanos – que pesquisou quatro indicadores: atendimento adequado de água; atendimento adequado de esgoto; atendimento adequado de energia; e coleta adequada de lixo – Volta Redonda recebeu a nota 0,977. No IBEU Infraestrutura Urbana, onde foram pesquisados Iluminação pública; pavimentação; calçada; meio-fio; bueiro ou boca de lobo; rampa para cadeirantes e logradouros, o município recbeu a avaliação 0,796.

“Isso é resultado do trabalho de todas as equipes da Prefeitura de Volta Redonda. Procuramos sempre trazer dignidade e boas condições para a nossa população, essas avaliações nos mostram que estamos alcançando bons resultados. É fruto de muito trabalho, feito por muitas pessoas. A nossa cidade agradece”, disse o prefeito Antonio Francisco Neto.

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444