Conferência municipal discutiu direitos das mulheres em Volta Redonda

A Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres (SMPPM) e o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim-VR), realizaram neste fim de semana - sexta-feira e sábado, a 4ª Conferência Municipal de Políticas para Mulheres. O evento, convocado pelo Decreto nº 13.574, de 29 de junho de 2015, foi realizado no auditório do UGB (Centro Universitário Geraldo di Biase), no Aterrado.  Segundo a coordenação, a conferência reuniu mais de 300 participantes.

O tema central da conferência foi “Mais Direitos, Participação e Poder para as Mulheres”. A cerimônia de abertura teve um pronunciamento da ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci, convidando as mulheres da cidade para participar de todas as etapas das conferências. “A construção das conferências está em pleno andamento em todo o Brasil.  É um intenso debate nacional em que todas as mulheres devem participar. A conferência nacional, que acontece em março de 2016, será um momento importante para consolidarmos os avanços conquistados nos últimos anos”, disse a ministra, através de um vídeo institucional.

Além de Glória Amorim, secretária da pasta municipal, a mesa de abertura teve a presença do vice-prefeito, Carlos Roberto Paiva, da representante da subsecretaria estadual de Políticas para Mulheres, Elizete Lopes, coordenadora municipal de Prevenção às Drogas, Neuza Jordão, Maria Conceição dos Santos, integrante do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, ex deputada estadual, Inês Pandeló, presidenta do Conselho Municipal dos Direitos da Mulheres (Comdim), Vera Lúcia Carvalho de Castro, vereadora América Tereza, o delegado Antônio Furtado, representante da deputada estadual Marta Rocha, secretária municipal de Saúde, Marta Magalhães e a representante da Comissão Organizadora da 4ª Conferência Municipal de Políticas para Mulheres, Maria Aparecida de Araújo Silva.

Após a fala das autoridades, houve a leitura do regulamento da Conferência para aprovação da Plenária. Já no segundo dia, sábado, houve debates, apresentações de teatro com o grupo da Academia da Vida Oscar Cardoso, palestras, apresentação de dança do Grupo N´Zinga, análise das propostas da plenária da conferência e a eleição das delegadas para a 4ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres, que acontece no período de 19 de outubro a 19 de dezembro.

Para a presidente do Comdim, a cidade de Volta Redonda possui muitos organismos em defesa das mulheres, mas é preciso que a sociedade civil tenha voz. “Queremos que os governos nos escute. O nosso conselho está sempre cobrando e estamos tendo algumas conquistas, mas nós temos grandes desafios que vamos enfrentar e vencer”, disse Vera, realçando que ao final da conferência, após os debates e discussões, a lista de reivindicações das mulheres estará ainda maior.

A ex-deputada estadual, Inês Pandeló, que sempre é convidada para os eventos ligados às mulheres em Volta Redonda, por ser uma liderança feminina, comparou o passado das mulheres brasileiras com o presente. “Nós ainda precisamos avançar nas políticas públicas. Não tenho dúvidas que para acabar com a violência urbana, nós temos que acabar com a violência doméstica que muito aflige as mulheres”, disse Inês, pedindo que as mulheres se comprometam em aumentar a representatividade em câmaras municipais, federais e no senado. “Temos que fazer uma reforma política verdadeira em nosso país e as mulheres precisam se posicionar ainda mais, para ter vez e voz”, afirmou.

Glória Amorim, secretária municipal de Políticas Públicas para Mulheres, completou a ideia da ex-deputada e frisou que o objetivo maior da conferência é o fortalecimento da Política Nacional, Estadual e Municipal para as mulheres. “Nossa equipe trabalhou arduamente por alguns meses para preparar este momento, cumprindo todas as orientações da Secretaria Nacional dos Direitos das Mulheres”, explicou, destacando que a secretaria municipal atende, em média, 300 mulheres mensalmente. “Esta é uma conferência democrática, onde todos e todas podem participar e deixar a sua reivindicação ” avaliou a secretária, anunciando que Volta Redonda terá em breve uma Casa Abrigo para acolher mulheres com risco iminente de morte.

“O local está todo preparado e, já em setembro vamos colocar mais este projeto da nossa secretaria em prática.  As mulheres vítimas de violência ganham mais proteção com esta iniciativa”, acrescenta Glória Amorim, que foi aplaudida, pois até agora estas mulheres eram levadas para o Rio de Janeiro. “O endereço da casa é sigiloso e com isso, todas serão protegidas contra os seus agressores”, afirmou.

Para o vice-prefeito, Carlos Roberto Paiva, a conferência é um exercício de cidadania das mulheres. “A secretaria municipal das Mulheres trabalha com o apoio da sociedade civil e este momento é uma festa da democracia. Esta conferência terá mudanças fundamentais e o governo estará de braços abertos para colocá-las em prática”, disse Paiva, que estava representando o prefeito Antônio Francisco Neto.

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444